top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Cristo Redentor ganha iluminação lilás pelo Dia da Mulher

Cartão postal mais famoso do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor, no Alto da Boa Vista, foi iluminado com a cor lilás nesta noite, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa da Arquidiocese do Rio foi precedida de cerimônia e oração na Capela Nossa Senhora, aos pés da estátua, com a participação de convidados. A secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância da data e a necessidade de se avançar na luta pelos direitos femininos.

Foto: Ernesto Carriço / Divulgação / Governo do Estado do Rio

"Hoje foi um dia maravilhoso, com boas ações sociais, de saúde, de educação, em favor das mulheres. Mas aproveito para lembrar que todo dia é dia da mulher. Temos que zelar por essa tarefa diariamente - ressaltou Heloisa, reiterando a importância dos esforços constantes de todos contra a violência feminina".


De acordo com a irmã de caridade Patrícia Heloísa, da Congregação Nossa Senhora de Belém, de Jacarepaguá, que conduziu a cerimônia, a tradicional iluminação especial do Cristo Redentor é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância de datas que merecem a atenção por diversos fatores. No caso do Dia Internacional da Mulher, além da necessidade do combate à violência, a promoção da igualdade de gêneros é outro desafio do cotidiano.


"Como cristãos, não podemos ceder à tentação do descaso, do desprezo, da violência contra a mulher. Cristo, que durante sua vida amou profundamente a todos, contava com a especial participação das mulheres em seu ministério. Elas jamais se afastaram de sua realidade", afirmou irmã Patrícia.


Mulheres foram fundamentais na construção do Cristo


Desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald, a estátua art déco que retrata Jesus Cristo teve importante participação de mulheres, desde a sua construção. Foram mãos femininas que ajudaram a colar, um a um, os mosaicos triangulares que cobrem toda a imagem, formados por esteatita, ou pedra-sabão - um material altamente resistente, que não muda de cor, não retém calor, não se dilata nem se contrai, resiste a ácidos e não absorve água da chuva.


Quem deu forma a cada mosaico foram mulheres que se revezavam na Matriz de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. Eram pastilhas triangulares finíssimas de 3 milímetros de espessura e 4 cm de largura.


O monumento, de 38 metros de altura (contando o pedestal), erguido entre 1926 e 1931, a 710 metros de altitude, é uma obra tão perfeita que o escultor Maximiliam Paul Landowsky, responsável pela criação da cabeça e das mãos, fez o molde em formato de mãos femininas, explorando toda a sensibilidade possível.


"Essas mãos representam a suavidade de um toque, a ternura de um abraço acolhedor e, ao mesmo tempo, um aperto de mão, que mostra a força da mulher. São mãos que falam, acariciam, ajudam, alimentam, plantam e colhem, trabalham e transmitem amor e paz. Além disso, o Cristo Redentor possui aos pés a Capela de Nossa Senhora Aparecida, que mostra a grandeza das mães e a força da mulher", destaca padre Omar Raposo, reitor do Santuário, em texto publicado no site do santuário.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

コメント


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page