Crivella libera camelôs sem ouvir especialistas


Especialista vê ato político do prefeito na liberação de camelôs neste momento da pandemia (Fotos Públicas)

Sem consultar o Comitê Científico, criado pela Prefeitura, para a crise da Covid-19, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) decidiu liberar as ruas do Rio para os camelôs. A decisão foi publicada na noite de terça-feira em um Diário Oficial extraordinário, e pegou de surpresa especialistas, num momento em que os shoppings ainda continuam fechados e grande parte do comércio de rua proibido de funcionar.

O Rio tem cadastrados 14 mil ambulantes. Além destes, há milhares de outros trabalhadores que exercem atividades informais nas ruas da cidade.

Segundo reportagem do jornal O Globo, nesta quinta-feira (4), um dos integrantes do comitê científico disse que vê critérios políticos do prefeito na liberação de ambulantes logo na primeira das seis fases previstas para a liberação gradual do isolamento social na cidade.

Esta semana, a Fiocruz enviou um comunicado científico ao Ministério Público, alertando sobre os riscos de ocorrer uma nova onda da pandemia com reabertura das atividades econômicas e sociais neste momento.

O comitê científico é integrado por médicos infectologistas, professores universitários, diretores de hospitais, a secretária de Saúde e outros especialistas,

Niterói faz drive-thru

Enquanto o Rio abre aleatoriamente espaço para os ambulantes, ontem, em Niterói, foi o primeiro dia de funcionamento do novo modelo de testagem da covid-19, com atendimento em sistema de drive-thru controlado por inteligência artificial.

Conforme publicou o TODA PALAVRA, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que mostra que o isolamento social e as ações implantadas pela Prefeitura já evitaram a contaminação de 11.569 pessoas com a Covid-19 e 1.468 mortes. Especialistas da universidade chegaram a essa conclusão ao analisar os casos e óbitos confirmados na cidade e as estimativas do avanço da doença entre 17 de março e 30 de maio.


300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif
Toda Palavra 077 - páginas centrais.jpg

Leia a versão digital da edição impressa do TP