top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Crivella liga para suspeito e é atendido por delegado


ree
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e o empresário Rafael Alves, em passeio na cidade de Jerusalém (Reprodução)

O mandado de busca e apreensão nos endereços do prefeito Marcelo Crivella nesta quinta-feira tem origem na primeira fase da Operação Hades, em março. Foi quando o Ministério Público Estadual (MP-RJ) e a Polícia Civil do Rio descobriram o elo entre o esquema de corrupção montado na Riotur e o prefeito do Rio. O personagem principal é o empresário Rafael Alves - conforme revela reportagem de Chico Otávio, do jornal O Globo.

No dia 10 de março, no momento em que os agentes cumpriam mandados de busca e apreensão em vários endereços, Crivella ligou para o celular de Rafael, irmão de Marcelo Alves, então presidente da Riotur, a empresa de turismo do município, apontada pelos investigadores como "QG da Propina" dentro da Prefeitura do Rio. O prefeito queria saber o que estava acontecendo na Riotur. Mas quem atendeu foi um dos delegados da operação, Clemente Nunes Machado Braune, que se identificou e relatou o que ocorria. Crivella desligou imediatamente.

O conteúdo no celular apreendido confirmou para os investigadores a grande proximidade entre o prefeito e Rafael, que tinha até uma sala na Riotur - embora ele não tivesse cargo no órgão - para receber os empresários interessados.

Rafael teria começado a operar nas eleições municipais de outubro de 2016. O objetivo era arrecadar R$ 15 milhões.

De acordo com o inquérito, Rafael dizia para os empresários que, se Crivella vencesse Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno, a presidência da Riotur seria dele. Com isso, os "colaboradores" seriam compensados através de processos de licitação e operações com o Funprevi, o fundo de previdência do município. Crivella foi eleito, e a presidência da Riotur ficou sendo dele, apenas com o irmão no cargo. Marcelo foi afastado da presidência após deflagração da Operação Hades.

Entre as atribuições da Riotur está a de organizar e promover o Carnaval e o Reveillon, festas mais tradicionais da cidade, de apelo internacional.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page