Cuba inaugura parque fotovoltaico doado pela China
- Mehane Albuquerque
- há 3 horas
- 1 min de leitura
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, inaugurou em Guanajay, no município de Artemisa, um parque solar fotovoltaico de 5 megawatts (MW) doado pela China, como parte do programa de cooperação na transição energética do país. A informação foi divulgada pela teleSUR, parceira da TV BRICS.

O parque foi integrado à rede elétrica nacional, conectando-se a outros seis parques localizados em Las Tunas, Holguín, Granma, Matanzas e Pinar del Río. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente cubano visitou as instalações e parabenizou a implementação bem-sucedida do projeto.
O embaixador da China em Cuba, Hua Xin, afirmou que a nova usina solar permitirá uma economia anual de cerca de 18 mil toneladas de combustível importado, o que corresponde a uma economia aproximada de US$ 7 milhões (cerca de R$ 37 milhões).
O diplomata destacou a importância estratégica e prática do projeto, que visa fornecer energia limpa à população cubana. Ele também ressaltou que a cooperação entre os dois países no setor de energia verde continua forte e apoia o desenvolvimento sustentável.
A vice-ministra de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros de Cuba, Deborah Rivas, agradeceu aos colegas chineses pelos esforços que permitiram a implementação do projeto em tempo recorde.
A inauguração do parque solar marca a conclusão da primeira fase do projeto conjunto Cuba-China, que terá uma capacidade total de 120 MW. O acordo de investimento para a execução do projeto de energia renovável foi assinado pelas autoridades de Cuba e China no final de 2024.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA










Comentários