Cuba pretende distribuir vacina contra Covid-19 gratuitamente para AL
O nome dela é Soberana 1. Desenvolvida por cientistas do Instituto Finlay de Vacinas, a vacina cubana contra a Covid-19 está na segunda fase de testes clínicos e tem previsão de estar disponível para ampla utilização no primeiro trimestre de 2021.

Nesta quarta-feira (9/9), o governo de Cuba firmou acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para que a vacina seja distribuída gratuitamente a todos os países latino-americanos que tiverem interesse.
Pelo acordo, a OPAS comprará milhares de doses e garantirá a distribuição em esquema de cooperação regional. A ideia é priorizar países com maiores dificuldades econômicas, que não terão acesso imediato a outras vacinas.
A Soberana 1 está na segunda fase de testes clínicos, iniciados nesta primeira semana de setembro, com aplicação de doses em 600 voluntários com idades entre 16 e 80 anos. Na primeira fase de testes — também realizada com 600 voluntários — os resultados foram altamente positivos.
Os testes iniciais comprovaram que Soberana 1 produz imunidade. Não houve registro de reações adversas ou efeitos colaterais. A única reclamação foi em relação a uma dor leve no local da vacina, efeito comum na aplicação de qualquer substância injetável.
*Com informações da Prensa Latina.