top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Cubango celebra Consciência Negra com monumento a Zumbi

Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra os moradores do Cubango inauguraram neste domingo (19/11) um monumento a Zumbi dos Palmares, no Espaço Quilombola, no alto da comunidade. O busto foi confeccionado em fibra de vidro e é assinado pelos artistas plásticos Igor Remanowsky, Paulo Remanowsky e Olivier Pelé. A iniciativa é fruto de uma parceria das associações de moradores das comunidades do Abacaxi e do Serrão, e da Associação dos Comerciantes do Cubango.

Divulgação

O objetivo é preservar a história do lugar, onde negros fugitivos se abrigavam e formavam quilombos nas encostas dos morros. Algumas famílias que hoje vivem no bairro descendem dos homens e mulheres negros que fincaram raízes nesta região de Niterói, tornando-a uma espécie de 'território africano' na cidade.


A própria origem do nome do bairro reforça a relação com a ancestralidade africana, já que Cubango era uma região do Império do Congo, de onde vinha a grande maioria dos escravos para o Brasil. É também o nome de um rio entre Angola e Namíbia, e de uma província de Angola.




Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page