Cuidem das 'Vermelhinhas', pede prefeitura de Maricá


Foto: Vinícius Manhães

A Prefeitura de Maricá fez um apelo à população em relação às 'Vermelhinhas', como são chamadas as bicicletas públicas disponibilizadas gratuitamente pela Empresa Pública de Transportes (EPT) do município. O serviço, que conta com 20 estações e um total de 200 bicicletas compartilhadas, tem sido alvo constante de depredações. São frequentes as ocorrências envolvendo não só o abandono das bicicletas em locais inadequados, como atos de vandalismo.


As ações inapropriadas vão desde má utilização do equipamento, como “empinar” as bicicletas, a danos como quebrar a cestinha acoplada no guidão, banco, eixo, o próprio guidão, aro ou outras partes do aparelho público. Para combater o vandalismo, a Empresa Pública de Transportes disponibilizou um canal de comunicação para que a população possa denunciar o mau uso das vermelhinhas.


Basta entrar em contato com a Ouvidoria da EPT pelos telefones 2638-1825 e 99861-8813. É possível também preencher o formulário (fale conosco) disponível no site da autarquia (eptmarica.rj.gov.br).


Após identificar a violação, considerada crime ao patrimônio público, os agentes recolhem a bicicleta para reparos, causando gastos aos cofres públicos e desfalque nas estações. O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad afirma que no mês de agosto o número de bicicletas danificadas aumentou consideravelmente.


“Registramos uma maior quantidade de espelhos retrovisores quebrados, a retirada do forro do banco e da cesta das bicicletas. Precisamos conscientizar as pessoas de que esse é um meio de transporte excelente, sustentável, para que possam se locomover pelo município”, explica.


Haddad ressalta que o transporte é um direito social, que foi pensado para moradores e visitantes.


“Quanto mais as pessoas usarem, mais importante será para o desenvolvimento da cidade. Quero reiterar que todos continuem usufruindo e cuidando do nosso bem maior que são as bicicletas”, frisa ele.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif