top of page

Cultura do Estado divulga resultado do Concurso Cultural de Contos

No Dia Mundial do Livro (23/4), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) traz uma boa notícia para a literatura fluminense: está no ar o resultado final da primeira edição do Concurso Cultural de Contos. A lista com os 20 selecionados que vão representar as dez regiões administrativas do Rio de Janeiro pode ser conferida no site (clique aqui).

Foto: Sececrj / Divulgação

Os vencedores da chamada pública, promovida em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro e apoio da PublishNews, receberão uma premiação no valor de mil reais e terão os textos publicados em um livro, com edição física, no formato de antologia (obra composta por uma coleção de textos).


"Premiar a literatura é também agradecer aos escritores pela companhia que seus textos proporcionam aos que procuram refúgio nas páginas dos livros. Poder contemplar esse segmento tão importante, que nos abraça em vários momentos da nossa vida, é um orgulho muito grande", ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.


Os textos inéditos foram criados dentro da temática "Um Olhar Sobre o Amanhã", na modalidade "Conto". Para atender de forma igualitária e democrática todas as regiões administrativas do estado, foram selecionados dois candidatos de cada uma delas. A iniciativa busca evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades.


"A Imprensa Oficial embarcou nesse projeto com muita alegria e entusiasmo. A realização da primeira edição do concurso é motivo de muito orgulho para esta empresa pública, que sempre teve como lema servir a sociedade", destaca Patrícia Damasceno, presidente da Imprensa Oficial.


Sobre o tema


Inspirados pelo centenário de morte do escritor francês Marcel Proust, a temática escolhida para nortear todos os contos surge da ideia de temporalidade presente na sua icônica obra “Em Busca do Tempo Perdido”. O modelo dialoga com o conceito de "escrevivência", que é de autoria da grande escritora Conceição Evaristo. Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo. Uma escrita que nasce da vida que se vive e da vida que se deseja.


"O concurso nasce com o objetivo de reconhecer, proteger e valorizar a pluralidade dos conhecimentos, funcionando como caminho de pulsão e fomento para que autores do Estado do Rio de Janeiro, tanto os que já se entendem assim como os que vão se descobrir ao longo do processo, encontram meios de se colocar no mundo. E para celebrar o nosso primeiro concurso, escolhemos um tema que une e reverencia dois grandes autores, Marcel Proust e Conceição Evaristo", explica Yke Leon, superintendente de Leitura e Conhecimento.

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page