top of page

Cúpula de Prefeitos U20 é realizada em Ahmedabad

A Cúpula de Prefeitos do U20, organizada como parte da Presidência indiana do G20, teve início em Ahmedabad em 7 de julho e durou dois dias. O evento deste ano tem mais de 420 participantes. Os delegados chegaram à capital de Gujarat representando mais de 60 cidades de todo o mundo e mais de 30 cidades indianas. Mais de 35 prefeitos da Índia e cerca de 45 prefeitos e seus representantes de cidades dos países do G20 participaram da cúpula.

O evento de dois dias foi organizado como parte da presidência indiana do G20 / Foto: TV BRICS

A reunião resultou em um comunicado que foi endossado por mais de 100 participantes. Este ano, seis áreas prioritárias estreitamente alinhadas com o tema da Presidência do G20 da Índia, "Uma Terra, Uma Família, Um Futuro", foram identificadas e formaram a base do documento: promover um comportamento ambientalmente responsável, garantir a segurança da água, acelerar o financiamento climático, apoiar as identidades locais, repensar os fundamentos da governança urbana e planejar e impulsionar o desenvolvimento urbano digital para o futuro.

Foto: TV BRICS

A cerimônia de abertura da cúpula foi realizada em 7 de julho, com o prefeito de Ahmedabad, Kiritkumar J. Parmar, que fez o discurso de abertura. O ministro-chefe de Gujarat, Bhupendra Patel, o vice-ministro de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Manoj Joshi, e outros dignitários do governo também discursaram na cerimônia.


Na cerimônia de inauguração, foi lançado o Plano de Ação para Mudanças Climáticas da Cidade de Ahmedabad, que tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento sustentável da cidade de acordo com a agenda atual de redução das emissões de carbono e mudança para energia renovável.


Patel disse que Gujarat é um dos estados mais urbanizados da Índia e enfatizou que a urbanização deve ser construída de tal forma que, juntamente com o desenvolvimento sustentável, sejam oferecidas maneiras de enfrentar vários desafios relacionados à mudança climática, ao tráfego e à distribuição de serviços públicos.


"O que fizermos nos próximos 10 a 20 anos em nossas cidades determinará o futuro de nossos países", disse Manoj Joshi em seu discurso, enfatizando que deve ser dada atenção especial a áreas como purificação da água, o melhoramento dos espaços públicos e da infraestrutura, o desenvolvimento do sistema de transporte, a reciclagem e o financiamento climático.

Foto: TV BRICS

Em seu discurso, o Ministro de Estado da Habitação e Assuntos Urbanos da Índia, Kaushal Kishore, disse que, nos últimos nove anos, Ahmedabad apresentou uma transformação sem precedentes e se tornou um exemplo de desenvolvimento urbano bem-sucedido. Ele também enfatizou a importância da plataforma U20 em termos de compartilhamento de experiências e abordagem conjunta de questões e desafios decorrentes da urbanização.


O Sous-Sherpa do G20, Abhay Thakur, enfatizou que a importância de tomar medidas para o desenvolvimento urbano está diretamente relacionada ao fato de que a população urbana está aumentando a cada ano. Ele também chamou a atenção para a importância das identidades regionais ao trabalhar no desenvolvimento urbano em nível global.


Em resposta a uma pergunta da TV BRICS, Emilia Saiz, Secretária Geral da United Cities and Local Governments, uma organização global, observou que há definitivamente uma evolução de pontos de vista sobre questões de desenvolvimento urbano em nível global. Há um trabalho regular para promover e introduzir novos projetos nessa área, bem como para expandir o conceito de viabilidade econômica no contexto de seu financiamento.


Kevin Austin, Diretor Executivo Adjunto da C40 Cities, acrescentou que o resultado de tais eventos e acordos multilaterais pode ser visto no crescimento do financiamento de tais projetos.


Da parte da Rússia, representantes da Inguchétia, São Petersburgo, Tartaristão e uma delegação do governo da cidade de Moscou participaram da cúpula. Os delegados discutiram ativamente as peculiaridades locais do desenvolvimento urbano e trocaram experiências com os participantes da cúpula.


"O fator de ecologização é extremamente relevante para São Petersburgo. Estamos trabalhando muito ativamente nessa direção. Nos últimos anos, plantamos mais de 500 árvores, usando a área máxima disponível para o plantio. Eu participo regularmente do Fórum Municipal do BRICS, onde interagimos com municípios de outros países que compartilham problemas e desafios urgentes. É impossível integrar a experiência dos países do BRICS em nossas condições em sua forma pura, mas é por isso que os países do BRICS são interessantes, porque são muito diferentes. Ao compartilhar experiências, surgem novas ideias que podem ser tentadas e implementadas," compartilhou Oleg Smakotin, chefe do município intraurbano da cidade federal de São Petersburgo, distrito de Ekaterinhof, com a TV BRICS


O prefeito de Bugulma, Linar Zakirov, enfatizou a importância de aumentar a atratividade e o desenvolvimento de cidades pequenas. "A questão da atratividade das cidades pequenas, na minha opinião, é o número um da agenda que deve ser discutida. Há algumas coisas fundamentalmente boas, práticas mundiais que podem ser adotadas e que contribuem consistentemente para incentivar os residentes de cidades pequenas a permanecerem em sua terra natal. Eventos como a Cúpula de Prefeitos U20 são uma boa oportunidade para trocar pontos de vista, discutir questões urgentes, apresentar algo nosso e ouvir sobre os desenvolvimentos bem-sucedidos de nossos colegas", disse ele em um comentário exclusivo para a TV BRICS.


Os delegados de outros países também enfatizaram a importância da interação multilateral. "Durban faz parte da rede global C40. Essa parceria nos ajudou de muitas maneiras, como no desenvolvimento do Plano de Ação para Mudanças Climáticas, alinhado com a limitação do aquecimento global a 1,5 °C, e agora estamos na fase de transição para reduzir as emissões de carbono e alcançar emissões zero até 2050. Essa é uma colaboração muito bem-sucedida", disse Chumisa Thengwa, vice-diretora de Biodiversidade, Ação Climática e Transição de Energia da cidade de Durban, à TV BRICS.


O formato U20 foi lançado em 2017 para reunir os prefeitos das principais cidades do G20 e permitir que eles levem as questões e os desafios existentes no desenvolvimento urbano para as discussões em nível de líderes do G20. A cúpula deste ano está sendo realizada pela sexta vez.


Fonte: TV BRICS

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page