Curso aborda cuidado domiciliar de pessoas idosas na pandemia



O Programa Inova da Fiocruz, em parceria com a Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai ministrar um curso de atualização online sobre o Cuidado Domiciliar de Pessoas Idosas na Pandemia de Covid-19. Destinado a cuidadores remunerados de idosos e também a familiares que cuidam de seus parentes idosos, residentes no estado do Rio de Janeiro, o curso está com as inscrições abertas até o dia 7 de março. Inscreva-se aqui.


A iniciativa faz parte do projeto Cuidando de quem cuida, coordenado pelo professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Daniel Groisman. São 350 vagas, a formação será gratuita e oferecida através do ensino remoto. Ao todo, serão 32 horas de carga horária, distribuídas ao longo de oito semanas.


Entre os principais temas abordados estão: Informações sobre a pandemia de Covid-19; Cuidados com a pessoa idosa durante a pandemia; Proteção à saúde das pessoas cuidadoras; Promoção do bem-estar de idosos e cuidadores na pandemia; Direitos de quem cuida; Prevenção à violência doméstica e Desafios para o cuidado no pós-pandemia.


Segundo Daniel, que coordena o curso em conjunto com o também professor-pesquisador da EPSJV, Ronaldo Travassos, e com a pesquisadora Rachel Gouveia Passos, da UFRJ, a ideia é que o curso possa fomentar a qualificação, a informação, a reflexão e o debate entre as pessoas cuidadoras de idosos, em relação aos desafios trazidos pela pandemia, visando a promoção da saúde, a proteção da vida e os direitos sociais de quem cuida e daqueles que são cuidados. Dentre alguns dos principais materiais didáticos estarão as cartilhas e vídeos produzidos anteriormente pelo Cuidando de quem cuida.


Daniel conta ainda que o projeto também visa qualificar alunos extensionistas da UFRJ, que serão certificados pela própria Universidade, assim como os cuidadores alunos. Os extensionistas participação nas atividades de ensino do curso, sistematizando a experiência desenvolvida, buscando valorizar as falas das mulheres cuidadoras e contribuir com a estratégia da educação popular através da extensão universitária.


“Selecionamos 24 alunos de diferentes cursos de graduação da UFRJ que atuarão como monitores das turmas, em atividades de extensão universitária”, adianta. “A ideia é que a iniciativa, se bem sucedida, possa ser replicada em outros estados, através de parcerias com instituições de ensino locais”, conclui Daniel.


*Com informações da EPSJV/Fiocruz

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle