Curso de Cinema da UFF disponibiliza 772 filmes online

Em tempos de distanciamento social, quando salas de cinema e cinematecas estão fechadas, os cinéfilos terão à disposição todo o acervo de filmes produzidos pela faculdade de cinema da UFF entre os anos de 1972 e 2016. São 772 títulos assinados por alunos do curso de cinema, além de 35 filmes produzidos pela universidade, alguns realizados por cineastas-docentes como Nelson Pereira dos Santos (Jornalismo e Independência, 1972, curta-metragem com montagem de Mário Carneiro), e Sérgio Santeiro (Universidade Fluminense, 1975, um curta-documentário).


Cena de 'Jornalismo e Independência', de Nelson Pereira dos Santos / Reprodução

Os filmes foram disponibilizados na página do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual, ligado ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF). A listagem foi compilada através do projeto “Filmografia do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: memória, história e preservação”, coordenado pelo professor Rafael de Luna Feire com financiamento pelo CNPq.


Acesse:


Assista aos 35 filmes produzidos pela UFF

Tutorial para acessar outros 772 títulos disponíveis

Lista da filmografia completa e informações sobre cada título


Cinco décadas de cinema


Criado em 1968, o Curso de Cinema da UFF iniciou a sua produção audiovisual com o curta Escola de comunicação (1972), dirigido pelo prof. Miguel Freire, com os alunos em sua equipe técnica, entre eles, Tizuka Yamakazi, Lael Rodrigues, Nuno César Abreu e Hilda Machado. Até 2016, a produção audiovisual do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF contabilizou 772 curtas-metragens finalizados e exibidos publicamente, realizados nos mais diferentes suportes (35mm, 16mm, Super 8mm, Betacam, VHS, S-VHS, MiniDV, HDCam, Digital etc.)



Cena de 'Universidade Fluminense', de Sérgio Santeiro

O vínculo entre o Curso de Cinema e a área de preservação audiovisual materializado na criação do LUPA se refletiu na aquisição da consciência, por parte do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, da importância da preservação do acervo de seu próprio curso.


Historicamente, as cópias e matrizes em película dos filmes produzidos pelo curso de cinema da UFF eram depositadas em instituições de guarda audiovisual sediadas no Rio de Janeiro, como a Cinemateca do MAM, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e o Arquivo Nacional. Mas a tecnologia digital, além de resultar num aumento no número de filmes produzidos no curso de cinema da UFF, trouxe novos desafios para sua preservação.


A partir de 2017, com a criação de um sistema de reserva de equipamentos audiovisuais do Departamento de Cinema e Vídeo (http://www.cinemauff.com.br), as informações sobre todos os projetos realizados no curso passaram a ser registrados numa base de dados.


Em seguida, o LUPA desenvolveu o projeto Filmografia completa do curso de cinema da UFF (1972-2016) para reunir dados detalhados de toda a produção realizada até aquela data. O projeto foi realizado entre 2018 e 2021. Os vídeos destinam-se estritamente ao uso pessoal e têm finalidades educativa, acadêmica e cultural.





300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif