top of page

Curso sobre literatura niteroiense tem novo encontro na segunda (4/9)

A sétima aula do Curso Revisitando a Literatura Niteroiense acontecerá na próxima segunda-feira, dia 4/9, às 14h, sob curadoria e apresentação do escritor e pesquisador de memória literária Jordão Pablo de Pão. Como tema, "Os grupos literários, os salões e a convivência como mobilizadora do cenário cultural recente", com entrada gratuita. O curso é realizado pelo Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense / Subsecretaria Municipal de Projetos Educacionais Transversais / Secretaria Municipal de Educação de Niterói.

Divulgação

A aula partirá da experiência dos participantes como agentes culturais, mapeando pela cidade os movimentos, as iniciativas, os programas e os eventos que fazem de Niterói uma cidade literária. Como uma revisão histórica, serão apontados feitos e empreendimentos culturais em que a literatura teve papel decisivo para se formar como locus apropriado para a circulação e a realização de salões, feiras e festas em grande escala.


Em uma perspectiva que parte do público para o artístico, serão ainda elencados grupos e trabalhos de convivência essenciais para se entender o cenário artístico niteroiense atual. Reconhecida como a cidade dos artistas, a nossa Niterói promove encontros e trocas essenciais para mapear a economia criativa local das publicações.


"Não é possível estabelecer um painel da literatura local sem identificar os grupos e seus encontros em atividade mais recentemente. O curso fala do que já é história, mas também se compromete a apresentar o que está acontecendo e será nossa história da literatura em Niterói", aponta Jordão Pablo de Pão.


Desse modo, saraus, fóruns, clubes de leitura e encontros em centros e casas de cultura fomentam o pertencimento ao território cultural, entendendo o cidadão como agente essencial da dinâmica artística local. Todos podem fazer arte quando se permitem experienciar propostas culturais. A consciência desse fato permite uma mudança atitudinal e um estreitamento do compromisso com a própria cidade.


"O nosso compromisso é com a cidade, suas narrativas e a preservação do que fazemos, para não cometermos novamente erros de criação da memória coletiva", diz o curador.


A entrada é gratuita e basta que o interessado chegue meia hora antes à Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, local em que acontece o curso. É estabelecida prioridade de acesso aos cidadãos que frequentam as aulas ou já estiveram nos encontros anteriores. Classificação Etária Livre.


Serviço


Sétima aula do Curso Revisitando a Literatura Niteroiense

Apresentação e Curadoria: Jordão Pablo de Pão

Data: 4/9, segunda-feira

Horário: 14h

Duração: 120 minutos

Local: Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, no Campo de São Bento

Entrada Gratuita

Classificação Etária Livre

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page