Curso sobre mercado de trabalho tem aula inaugural

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói realizou, na última terça-feira (19/10), a aula inaugural do Curso de Inserção no Mundo do Trabalho, no auditório do Caminho Niemeyer. O curso é parte do projeto que integra o Programa Potência Negra, coordenado pela Subsecretaria de Promoção de Igualdade Racial (Supir) e tem como público alvo os alunos da rede pública de ensino que estão no segundo ciclo do ensino fundamental e outras pessoas negras que estão desempregadas.

Foto: Divulgação / SMDH

O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, destaca que é necessário criar oportunidades para este público.


“A população negra é a principal vítima do cenário de desemprego. Precisamos desenvolver políticas públicas que combatam esse problema, para criar pontes e oportunidades de geração de emprego e renda”, reforça o secretário.


A aula inaugural contou com palestra da Carla Martins, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), além de professores e diretoras da rede pública escolar da cidade. O curso é uma parceria com o CIEE e contará com capacitação e treinamento para temas como montagem de currículo, comportamento em entrevista de emprego e apoio psicológico. Além disso, o CIEE possui um banco de vagas de emprego e vai direcionar oportunidades para os alunos que concluírem o curso.


“Hoje foi um dia muito especial. Uma ideia se tornou realidade. O Programa Potência Negra abraçou os jovens negros. Uma grande entrega da Prefeitura para população negra de Niterói”, disse a subsecretária de Igualdade Racial, Gloria Anselmo.


Além do curso sobre Inserção no Mundo do Trabalho, o Programa Potência Negra lançou mais 4 cursos sobre afro-empreendedorismo, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). São 100 vagas oferecidas por meio de convênio que implica em capacitação e acompanhamento dos alunos. Os cursos abordarão os seguintes temas: Planejamento de Negócios, Técnica de Vendas, Gestão de Microempreendedor Individual (MEI), Ação Empreendedora, Expansão de Negócios e Fluxo de Caixa.


Programa Potência Negra


O programa possui um conjunto de ações e projetos articulados, baseados em quatro eixos: inserção da juventude no mundo de trabalho, cursos profissionalizantes, empreendedorismo negro e incentivo à diversidade no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 72,9% dos desempregados do país, de um total de 13,9 milhões de pessoas nessa situação.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg