top of page

Câmara respalda em lei prefeitura na compra de vacina

  • 10 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

(Reprodução)

A Câmara Municipal Niterói aprovou por unanimidade, na sessão plenária de quarta-feira (9), projeto de lei que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19. De autoria do presidente da Comissão de Saúde, vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), a proposta tem o objetivo de garantir a cobertura total de toda a população da cidade.

De acordo com o projeto, a prefeitura poderá adquirir o imunizante com comprovada eficácia e aprovado pela Anvisa, caso este não seja fornecido pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Imunizações. A prefeitura fica autorizada também a instituir ou participar de consórcios com estados e/ou municípios, a fim de compartilhar recursos e tecnologias, além de poder realizar pesquisas ou desenvolver a capacidade de produção local de vacinas, especialmente por meio de órgãos e instituições públicas.

Em suas justificativas no projeto, Paulo Eduardo lembrou o reconhecimento internacional pelo empenho de Niterói em combater a Covid-19 e em defesa da vida.

"Niterói, que foi premiada pela ONU, pelo Congresso Smart City e pela Feira de Barcelona, que reconheceram o empenho da nossa cidade no combate à Covid-19, precisa novamente sair na frente e dar o exemplo, adquirindo a vacina, reforçando assim a atuação da autoridade sanitária da cidade, em defesa da vida e da saúde da nossa população".

Ainda de acordo com as justificativas do autor, o projeto ressalta o papel negativo do presidente da República, Jair Bolsonaro, diante da pandemia. O projeto, segundo ele, se justifica também "diante das recentes declarações do presidente da República, em mais uma de suas manifestações irresponsáveis e criminosas, contrárias ao que se espera de quem teria o dever de zelar pela vida e pela saúde da população".

Vacinação

A lei 13.979/2020, sancionada pelo próprio presidente, sobre as medidas de enfrentamento da pandemia, dá aos governadores e prefeitos autonomia para planejar ações contra a pandemia do coronavírus, como a compra de vacinas.

Em agosto, a prefeitura iniciou, por meio de uma parceria com o Instituto Butantan e a Fiocruz, um programa de testes de eficácia da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac Biotec, da China, em parceria com o Butantan. Cerca de 850 profissionais de saúde voluntários da cidade participaram dos testes.

Em live transmitida na última terça-feira, o prefeito Rodrigo Neves disse que os testes já foram concluídos e que tem recebido "os melhores relatos possíveis, da Fiocruz e do Butantan, quanto à imunização na fase três dos testes".

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page