top of page

Datafolha: apoio dos brasileiros à democracia bate recorde


(Reprodução)

O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (20) dados que mostram, a dez dias da eleição, que 79% dos brasileiros apoiam a democracia como a melhor forma de governo. O índice de apoio é um recorde histórico desde 1989 e indica maior apreço do povo pelo Estado Democrático de Direito, apesar das ameaças golpistas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em diferentes ocasiões.


Já o apoio à ditadura registra o índice mais baixo da série histórica. Segundo a pesquisa, 5% dos entrevistados afirmam que uma ditadura é melhor do que a democracia. Outros 11% declaram que "tanto faz" uma ditadura ou democracia.


De acordo com o Datafolha, o apoio à ditadura é mais do que duas vezes maior entre eleitores de Bolsonaro (7%) do que Lula (3%).


A pesquisa divulgada na quarta-feira mostra Lula com 49% das intenções de voto e Bolsonaro com 45%.


A pesquisa se baseou em entrevistas com 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foi registrada no TSE sob o protocolo BR-07340/2022.

300x250px.gif
728x90px.gif
bottom of page