top of page

Datafolha: cresce identificação da população com a esquerda


(Foto: Gustavo Marinho/Divulgação)

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4), sobre inclinação política da população, apontou que identificação dos brasileiros com a esquerda cresceu e alcança hoje 49%. Do último levantamento realizado em 2017 para cá, a preferência dos brasileiros pelas teses da esquerda aumentou. Antes havia uma divisão mais equilibrada entre direita (40%) e esquerda (41%), Agora a esquerda tem 49% e a direita, 34%.

A pesquisa, feita a partir de respostas dos entrevistados a perguntas sobre temas que separam as duas visões de mundo - como drogas, armas, criminalidade, migração, homossexualidade e impostos -, aponta que 34% têm ideias próximas à direita e 17% se localizam ao centro.

A pesquisa também mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua liderando, com folga, a corrida presidencial. Lula aparece com 48% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 27%.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país nos últimos dias 25 e 26. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022 e possui margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page