Datafolha: Freixo e Castro seguem empatados no Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º) aponta o atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) em empate técnico na liderança da disputa pelo Palácio Guanabara. Castro tem 23% e Freixo, 22%. Num cenário com o ex-governador Anthony Garotinho (União) na disputa, as posições se invertem: Freixo aparece com 22% e Castro, 21%. Nos dois cenários, também há empate técnico na terceira colocação entre o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%; Eduardo Serra (PCB), 6%; e Ciro Garcia (PSTU), 5%; ou Garotinho (7%), Rodrigo (6%), Serra (5%) e Ciro (4%). A margem de erro é de três pontos percentuais.
Segundo Datafolha, Cláudio Castro tem reprovação de 23% e aprovação de 21% de seu governo.
Garotinho ainda aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para saber se poderá disputar o pleito deste ano. Os recursos se referem a duas condenações em segunda instância, por improbidade administrativa e cooptação de votos, que o tornam inelegível.
No âmbito da pesquisa presidencial, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 41% das intenções de voto no estado contra 34% do presidente Jair Bolsonaro.
O Datafolha ouviu 1.218 eleitores em 32 municípios do Rio de Janeiro entre quarta e sexta-feira desta semana. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00260/2022.
Veja a seguir a intenção de voto dos eleitores do Rio de Janeiro para governador.
Marcelo Freixo (PSB) - 22%
Cláudio Castro (PL) - 21%
Anthony Garotinho (União) - 7%
Rodrigo Neves (PDT) - 6%
Eduardo Serra (PCB) - 5%
Cyro Garcia (PSTU) - 4%
Felipe Santa Cruz (PSD) - 2%
Paulo Ganime (Novo) - 2%
Coronel Emir Larangeira (PMB) - 2%
Branco/Nulo - 20%
Não sabe - 10%