top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Datafolha: Lula tem 19 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno


Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteria 47% dos votos, ante 28% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23). Trata-se de uma diferença de 19 pontos entre os principais adversários da corrida presidencial das eleições de 2022.

A pesquisa aponta também que Lula venceria a eleição no primeiro turno no cenário atual, repetindo panorama da última pesquisa, em 26 de maio. O petista teria 53% dos votos válidos (eram 54%), contra 47% da soma dos adversários, sendo 32% de Bolsonaro.

Em seguida, de acordo com o instituto, vem Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções.

No pelotão que detém 2% de respostas dos entrevistados ou menos, há outros dez candidatos.

Quando se consideram apenas os votos válidos, isto é, excluem-se os nulos e brancos, o petista detém 52,8% das intenções de voto e estaria, virtualmente, eleito em 1º turno, mesmo dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos.

No entanto, trata-se de uma ligeira queda em relação à medição anterior, na qual Lula obteve 54% da contagem dos votos válidos.

Ainda assim, o cenário da pesquisa desta quinta-feira (23) se mantém estável em relação à antecessora, realizada em 25 e 26 de maio, mesmo com o recrudescimento das crises econômica e política envolvendo a gestão de Bolsonaro.

A vantagem Lula sobre Bolsonaro é maior entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e, principalmente, entre os mais pobres.

Esse grupo, dos que ganham até dois salários mínimos e compõem 52% da amostra populacional da pesquisa, o petista vence o candidato do PL por uma diferença de 34 pontos percentuais (56% a 22%).

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades, presencialmente, entre esta quarta (22) e quinta-feira (23).

Abaixo de Ciro Gomes, vem André Janones (Avante), com 2%.

Já a candidata Simone Tebet (MDB) oscilou um ponto para menos em relação à pesquisa anterior e aparece com 1%.

Janones e Tebet empatam numericamente com Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS), ambos com 1% das respostas.

Sofia Manzano (PCB), Felipe D'Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram, de acordo com o Datafolha.



Com a Sputnik

Commentaires


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page