top of page

Datafolha: Lula tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%


(foto: Ricardo Stuckert e PR)

A exemplo do levantamento do instituto Quaest divulgado na quarta-feira (26), a nova pesquisa Datafolha (a penúltima antes da votação) publicada nesta quinta-feira (27) também mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT ) com cinco pontos percentuais de diferença nos votos totais em relação ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), na disputa do segundo turno. A três dias da eleição, as intenções de voto em Lula somam 49%, enquanto em Bolsonaro, 44%. Brancos e nulos totalizam 5%, e indecisos somam 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Em termos de votos válidos, ou seja, em que brancos e nulos não são contabilizados, Lula alcançou 53%, enquanto o candidato do PL teve 47%. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 19, Lula tinha 52% contra 48% de Bolsonaro.


Em Minas Gerais, maior colégio eleitoral do Brasil e que costuma ser decisivo em eleições presidenciais, Lula lidera com 48% das intenções de voto. Bolsonaro tem 43%. No estado, 50% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no atual presidente. Já o ex-presidente teria rejeição de 45%. A margem de erro nesse caso é de três pontos, para mais ou para menos.


No Nordeste, o ex-presidente consolidou a preferência do eleitorado com 67% de intenções de voto, enquanto o candidato à reeleição caiu de 29% para 28% na preferência dos nordestinos.


Na região Sudeste, Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e lidera com 48%, contra 44% de Lula, que cresceu um ponto em relação à pesquisa anterior. Bolsonaro mantém a liderança também no Centro-Oeste (53% a 40%) e no Sul (58% a 36%).


Já na região Norte, Lula virou a disputa. O levantamento anterior dava 50% a 46% para Bolsonaro. Neste, o petista subiu para 48%, enquanto o candidato do PL caiu para 47%.


Ainda segundo o Datafolha, o governo de Jair Bolsonaro é reprovado por 39% dos brasileiros, aprovado por 38% e considerado regular por 23%.


O levantamento, encomendado pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, entrevistou 4.580 pessoas em 252 municípios entre terça-feira (25) e quinta-feira (27). O nível de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) sob o número BR-04208/2022.


Além do Datafolha, os institutos Ipec e Quaest também divulgarão novas e últimas pesquisas de intenções de voto no sábado (29), véspera da eleição.

Commentaires


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page