Debate sobre cannabis termina em briga na Câmara
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Debate sobre cannabis termina em briga na Câmara


(Reprodução)

Sessão na comissão para debater a liberação de medicamentos à base de cannabis foi palco de tumulto e agressão nesta terça-feira (18) na Câmara. Ao não concordar com uma decisão, o deputado bolsonarista Diego Garcia (Podemos-PR) partiu em direção ao presidente da comissão, Paulo Teixeira (PT-SP), e o agrediu na região do peito. Entre gritos de “me respeita”, “baixa a bola, rapaz” e “tira a mão de mim”, a sessão foi encerrada.

Paulo Teixeira disse que foi agredido. Diego Garcia negou a agressão.

A confusão aconteceu durante a votação de um requerimento apresentado por Garcia defendendo o adiamento da discussão do parecer apresentado pelo relator da comissão, deputado Luciano Ducci (PSB-PR).

O presidente da comissão encerrou a votação do requerimento e anunciou que ele havia sido rejeitado. Garcia, então, pediu votação nominal, o que foi negado por Teixeira.

Imagens da TV Câmara mostram o momento em que Garcia caminha em direção a Teixeira e faz um movimento com o braço.

“Esse deputado (Garcia) chegou aqui na frente e me deu um murro peito, me deu um tapa no meu peito”, disse Teixeira em meio à confusão.

Pelas redes sociais, Garcia negou as agressões e acusou Teixeira de querer “liberar a maconha no Brasil”.

"Não houve agressão, tapa é muito diferente de toque, como as próprias imagens mostram. Eu encostei no presidente. Os ânimos de todos estavam exautados (sic), como geralmente acontece em votações polêmicas. Apenas reagi ao atropelo do presidente à quebra de acordo feito por ele mesmo com os deputados, para que as votações dos requerimentos de adiamento de discussão fossem nominais", escreveu Garcia, citado pelo G1.

Em vários países, a cannabis é usada em remédios para esclerose múltipla, epilepsia, câncer, distúrbios do sono, ansiedade, problemas gástricos, autismo e dores crônicas, entre outras doenças. Atualmente, os pacientes no Brasil precisam importar os medicamentos à base de cannabis.

A lei que trata do sistema nacional de políticas públicas sobre drogas diz que a União pode autorizar, em casos específicos e por tempo determinado, o plantio de vegetais como a cannabis para fins medicinais ou científicos, mas não fala sobre comercialização dos produtos. O projeto de lei debatido na comissão especial altera a lei nesse ponto para igualá-la a de outros países mais avançados nessa área da medicina.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page