top of page

Defesa Civil de Niterói participa de Congresso de Riscos em Portugal

A Prefeitura de Niterói enviou representante a Coimbra, Portugal, para participar de debates que vão ajudar na constante melhoria do Sistema de Defesa Civil da cidade, que tem sido referência para diversos municípios e estados do Brasil. O VI Congresso Internacional de Riscos, conta com a participação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói e vai até amanhã, sexta-feira (26/5).


Com o tema Riscos e Conflitos Territoriais, das catástrofes naturais às tensões geopolíticas, o evento fomenta diálogos entre as áreas da ciência, setores operacionais e a sociedade civil. O Congresso é realizado pela Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (Riscos).


O secretário Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, destaca que essa troca de experiências entre países é sempre importante.


“Essa troca de experiências e de conhecimento é enriquecedora. Vemos como outros países e cidades atuam em suas emergências e trazemos as informações e novidades para a realidade da nossa cidade. Um dos temas de destaque no congresso são os incêndios florestais e suas consequências. Assunto de grande importância para Niterói que possui 53% de suas áreas verdes protegidas por lei e desenvolve um planejamento estratégico específico voltado a esse tipo de desastre, o Programa Niterói Contra Queimadas. Participei de uma rodada de discussão e comentei sobre as nossas estratégias de prevenção e resposta aos incêndios em vegetação”, conta Walace que adianta que a secretaria já planeja um lançamento de um plano estratégico para o período de estiagem na cidade que eleva o risco desse tipo de ocorrência.


O secretário ressalta ainda que “o município vem se destacando nas ações de Defesa Civil, investindo em equipamentos de alta tecnologia que nos permite antecipar nossas estratégias e ter uma resposta mais rápida e eficaz frente aos eventos climáticos. Também temos atuado e colaborado na estruturação do sistema de defesas civis de outras cidades e estados”.


O Congresso conta com grandes palestras e, em paralelo, painéis temáticos que vão tratar de assuntos como riscos climáticos e meteorológicos, incêndios, investigação em educação para os riscos, vulnerabilidades socioambientais, dentre outros.


Espanha


Em abril, o secretário foi convidado a participar da 46º Edição do Programa de Formação da União das Capitais Ibero-Americanas (UCCI). Walace Medeiros foi o único representante brasileiro no evento que aconteceu em Madrid, na Espanha. Na ocasião, o secretário fez uma apresentação sobre o trabalho de Niterói para representantes de mais de 10 países.


Durante a semana, os participantes visitaram as instalações dos Centros da Polícia, do Corpo de Bombeiros, de Monitoramento e Gestão de Desastres e de um serviço de emergência que se assemelha ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


A Defesa Civil de Niterói vem atuando com destaque em várias áreas do país castigadas por desastres ambientais. A equipe possui um corpo técnico que conta com engenheiros civis, arquitetos, geólogos, geógrafos e analistas geotécnicos. A equipe de resposta rápida se tornou referência no país nos últimos 10 anos. A Secretaria de Defesa Civil possui, também, cerca de 138 Nudecs e mais de 2,6 mil voluntários capacitados atuando em diferentes pontos da cidade.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page