Defesa Civil interdita três quiosques em Camboinhas
Três quiosques na Praia de Camboinhas foram interditados e isolados depois da ressaca que atingiu a orla da cidade, na semana passada. As ondas fortes destruiram as escadas de acesso dos banhistas à praia e retiraram grande quantidade de areia da restinga. A Secretaria municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói vistoriou a orla de Camboinhas no último sábado (6/8).

“Os quiosques 1, 2 e 3 e seus acessos foram interditados e isolados. Devido ao grande volume de material transportado pelas ondas, as escadas que dão acesso à praia através dos quiosques perderam sua base”, disse, em nota.
De acordo com a prefeitura, as escadarias destruídas pelas ondas são de responsabilidade dos quiosques. Ainda segundo a nota, “equipes da Secretaria municipal de Obras estão avaliando a situação”.
Caçadores de tesouros
A ressaca também atraiu 'garimpeiros' à procura de moedas, joias e outros objetos desenterrados pelas ondas. Segundo o presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica (Ccron), Gonzalo Perez, os 'caçadores de tesouros' sempre aparecem em Camboinhas depois das cabeças d'água. No último fim de semana, o movimento em busca de algum item de valor foi grande, de acordo com Perez.

Ele conta que os garimpeiros estão usando cada vez mais tecnologia. Até detectores de metais podem ser vistos quando eles aparecem. O objeto de maior valor que o presidente do Ccron diz ter sido encontrado foi uma moeda antiga do tempo do Império, muito cobiçada por colecionadores.
"Tem coisas que estão enterradas ali há anos e só podem ser encontradas quando o mar revolve a areia da praia", explica.