Deputado do PL flagrado com bolada de dinheiro de emendas


Nas imagens obtidas pela PF, deputado Josimar Maranhãozinho, do PL, manuseia a bolada dinheiro (Reprodução)

Pré-candidato ao governo do Maranhão, o deputado Josimar de Maranhãozinho, do PL, foi flagrado por câmeras com uma bolada de dinheiro nas mãos. Segundo investigação da Polícia Federal, os maços de dinheiro seriam produto de sua participação em esquema de desvio de milhões de reais em verbas federais destinadas a obras e à área de saúde. O esquema envolveria diretamente emendas parlamentares do "orçamento secreto", que vem sendo usado pelo governo em troca de apoio no Congresso Nacional. As informações e as imagens foram obtidas pela revista Crusoé.

Maranhãozinho comanda o diretório do PL no Maranhão e esteve presente na filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido na quarta-feira (1º).

Os policiais instalaram uma câmera e equipamentos de escuta dentro do escritório de Maranhãozinho, onde ele guardava dinheiro e se reunia com políticos na capital maranhense.

O deputado Josimar Maranhãozinho esteve presente na filiação de Bolsonaro ao PL (Foto: Câmara dos Deputados)

Não é a primeira vez que Maranhãozinho foi alvo de operação da Polícia Federal. Ele é investigado em inquérito no Supremo Tribunal Federal para apurar o esquema de compra e venda de emendas parlamentares em funcionamento no Congresso. Além dele, um senador e outros dois deputados federais são investigados.

O deputado do PL é suspeito de pagar para que outros parlamentares atuem com ele no desvio de emendas a municípios controlados por seus aliados políticos. Esses aliados são responsáveis por contratar empresas ligadas ao esquema logo após receberem as verbas, para devolver o dinheiro lavado e em espécie. A investigação corre sob sigilo.

300x250px.gif
728x90px.gif