top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Deputado TH Joias é preso por ligação com o tráfico de drogas no Rio


O deputado estadual Tiego Raimundo (MDB-RJ), conhecido como TH Joias (Foto: Thiago Lontra/Alerj)
O deputado estadual Tiego Raimundo (MDB-RJ), conhecido como TH Joias (Foto: Thiago Lontra/Alerj)

O deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva (MDB-RJ), conhecido como TH Joias, foi preso nesta quarta-feira (3) durante uma operação realizada pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil e Ministério Público do Estado (MP-RJ). O parlamentar é acusado de tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas para a facção criminosa. Ele foi detido em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste.


De acordo com as investigações, TH Joias tem ligação direta com líderes do Comando Vermelho, nas comunidades Complexo do Alemão, da Maré e Parada de Lucas, todas na zona norte carioca.


Além de intermediar a compra e venda de armamento, como fuzis, TH Joias negociava drogas e equipamentos antidrones, para dificultar a ação policial nos territórios ocupados pela facção.


“O parlamentar utilizava o mandato para favorecer o crime organizado”, diz comunicado da Polícia Civil, que batizou a operação de Bandeirantes.


Os investigadores identificaram movimentações financeiras suspeitas que reforçam a acusação de lavagem de dinheiro.


Além de TH, foram presos Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, apontado como traficante, Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu, e Alessandro Pitombeira Carracena, ex-secretário estadual e municipal do Rio de Janeiro. Entre os alvos da operação estão também um delegado federal e policiais militares (PMs).


Ao todo, são 18 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão expedidos pelas Justiça Federal e estadual.


Na esfera estadual, por causa do foro privilegiado do deputado, a investigação tramitou na Procuradoria-Geral de Justiça, autoridade máxima do MPRJ, comandada pelo procurador-geral Antonio José Campos Moreira.


A PF informou que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, chegando a R$ 40 milhões, além do afastamento de agentes públicos, suspensão de atividades de empresas utilizadas para lavagem de dinheiro e transferência emergencial de lideranças da facção para presídios federais de segurança máxima.


Ainda segundo a PF, a organização “se infiltrava na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas”. Armas eram importadas do Paraguai; e equipamentos antidrone, da China. Além disso, eram revendidos até para facções rivais.


Em nota, a Alerj informou que tomou conhecimento da expedição de mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado e que as diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa, “que prestou apoio às autoridades competentes”.


Também em nota, o MDB anunciou a expulsão de TH do partido.


Com a Agência Brasil

 
 
 
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page