top of page

Desaparecimento de crianças: Estado e Rio Ônibus fazem campanha

O Governo do Estado embarcou na luta contra o desaparecimento de crianças e adolescentes e firmou, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ), uma campanha com o Rio Ônibus durante todo o mês de novembro. Com a iniciativa, será exibido um vídeo informativo em mais de 400 ônibus em toda a cidade do Rio de Janeiro com dicas de prevenção e orientações a serem tomadas quando há ocorrência de novos casos.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O material divulgado nos veículos é baseado em uma cartilha, de mesmo tema, elaborada pela FIA/RJ em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Além de o vídeo ser exibido nos ônibus, a ação ganhará destaque na internet por meio de canais digitais. Ao longo dos 26 anos do Programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA/RJ, foram registrados 4.173 casos, sendo 3.575 solucionados até hoje, um êxito de mais de 85%. No entanto, ainda há 598 em aberto. Números que tendem a aumentar com a chegada do verão.


"A parceria com o Rio Ônibus é muito importante para aumentarmos o nível de informação da população sobre a questão do desaparecimento. Acreditamos que a divulgação diária das dicas de prevenção apresentadas nos vídeos para inúmeras pessoas pode ser uma das boas ferramentas que nos ajudarão a reduzir o número de desaparecimentos de crianças e adolescentes", afirmou Luiz Henrique, gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA/RJ.


Veja o vídeo da campanha:


Informações Importantes


A Fundação para a Infância e Adolescência alerta para a importância da cultura da identificação das crianças desde sua fase inicial de vida. Muitas pessoas não sabem, mas é possível emitir a carteira de identidade (Registro Civil) de uma criança logo após o seu nascimento, medida essencial na prevenção ao desaparecimento.


Tão importante quanto a prevenção é saber como proceder em um possível caso. A Lei n° 11.259/2005 (Lei da Busca Imediata) diz que a investigação do desaparecimento de crianças e adolescentes será realizada imediatamente após a notificação dos órgãos competentes. Caso uma criança desapareça, procure imediatamente a delegacia mais próxima de sua residência e registre o boletim de ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas.


Papel da FIA/RJ e o Programa SOS


A FIA oferece apoio às famílias na elaboração e divulgação de vídeos e cartazes das crianças desaparecidas; divulgação com a grande rede de parceiros na mídia e nas redes sociais, além do atendimento psicossocial. Após a localização o apoio é continuado através do atendimento psicossocial e dos encaminhamentos necessários para as outras políticas (saúde, educação, etc).


De acordo com dados da FIA/RJ, 182 novos casos de desaparecimentos foram registrados no ano de 2021; em 2019, por exemplo, o número foi de 90. No entanto, a cada 10 registros, 9 foram solucionados.


Em caso de desaparecimento, registre imediatamente a ocorrência em qualquer delegacia de polícia, levando a foto mais recente que tiver da pessoa.


Programa SOS Crianças Desaparecidas:

Tel: (21) 2286-8337 / (21) 98596-5296

Email: sosfia@fia.rj.gov.br

Site (clique aqui).


Cartilha de Prevenção FIA/RJ / Defensoria Pública (clique aqui).




300x250px.gif
728x90px.gif