top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Descontrole do clima: depois do calorão vem a tempestade

Após os recordes de alta temperatura nesta semana em vários estados, a previsão agora é de tempestades nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há perigo potencial para grandes temporais em onze estados: São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Reprodução / Inmet

Com a chegada da frente fria, as temperaturas elevadas darão uma trégua. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que bateram recordes, haverá uma redução de até 10 graus na máxima entre sábado (18/11) e domingo.


O Brasil passa pela quarta onda de calor neste ano, agravada por um El Niño considerado atípico e pelos efeitos do aquecimento global. Com o aumento gradual de umidade entrando no país, um sistema de tempestades se formou e já começa a avançar para as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.


Os temporais vão se intensificar no Sul a partir de sexta-feira (17/11), chegando a outros estados durante o fim de semana, de acordo com o Climatempo. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde grandes volumes de chuva vêm causando enchentes e perdas há mais de um mês, há um aviso de 'grande perigo'. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de risco para alagamentos e deslizamentos.


As previsões apontam chuvas intensas de até 100 milímetros por dia durante o fim de semana, acompanhadas por ventos de até 100 km/h e possíveis quedas de granizo. Esses eventos climáticos representam riscos significativos de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.


Apesar da entrada de uma frente fria, a temperatura só vai baixar a partir de amanhã (domingo, 19/11), com as máximas começando a cair aos poucos, trazendo alívio para cidades onde os termômetros ultrapassaram 40ºC, com sensação térmica beirando os 60ºC.


Deslizamentos e alagamentos urbanos


O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para os perigos específicos: alagamentos urbanos, inundações em pequenos córregos (risco hidrológico) e deslizamentos de terras, quedas de barreiras (risco geológico).


Para este sábado, o Cemaden emitiu alertas de alto risco de alagamentos urbanos no sul de Santa Catarina e na Região Metropolitana de Porto Alegre, com riscos moderados de inundações em áreas específicas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Também há probabilidade moderada de deslizamentos de terra em certas áreas desses estados.


No Sudeste, o risco moderado inclui possíveis transbordamentos de córregos e alagamentos em áreas específicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul e Centro Fluminense, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo.



Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page