top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Deslocamento em massa já afeta 65% da população de Gaza

Atualizado: 8 de nov. de 2023


(Reprodução/Redes sociais)

Em declaração conjunta, três grupos de direitos humanos palestinos alertaram que 1,5 milhão de pessoas foram deslocadas internamente em Gaza, o que foi classificado como uma contribuição para a "limpeza étnica" da população palestina.


Os grupos de direitos humanos palestinos Al Mezan, Al-Haq e o Centro Palestino para os Direitos Humanos (PCHR, na sigla em inglês), em comunicado conjunto, alertaram que a população de Gaza enfrenta um "genocídio iminente, juntamente com deslocamentos forçados em massa e limpeza étnica", apelando a um "cessar-fogo imediato no enclave costeiro sitiado".


"A ofensiva militar israelense causou o maior deslocamento em massa de palestinos, em um período muito curto de tempo, desde a Nakba de 1948: cerca de 1,5 milhão de palestinos, 65% da população de Gaza, estão deslocados internamente dentro da região", confirmaram as organizações.


A Nakba, ou "catástrofe" em árabe, refere-se aos 760 mil palestinos que perderam suas casas ou foram deslocados durante a guerra de 1948, que coincidiu com a criação do Estado de Israel.

Além disso, a nota diz que o deslocamento foi causado por "ordens de evacuação" israelenses e "bombardeios implacáveis".


"Enquanto escrevemos, a ameaça de deslocamento forçado em massa para o Egito e de limpeza étnica de mais de dois milhões de palestinos permanece iminente", afirmaram as organizações.


Ao fim, o comunicado informa que "é imperativo que a comunidade internacional tome medidas imediatas para interromper a campanha militar vingativa de Israel contra Gaza" e "impedir a tentativa de deslocamento forçado de palestinos".


Fonte: Agência Sputnik

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page