top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Dia C: Oncomed e Pró-Onco Mulher realizam 100 consultas gratuitas

Cerca de 100 consultas gratuitas em cinco especialidades médicas para pessoas sem plano de saúde, além de palestra seguida de roda de conversa com muita informação, orientação e acolhimento. Assim foi a quinta edição do Dia C de Combate ao Câncer, ação promovida no último sábado, 12/4, pela Oncomed e a Pró-Onco Mulher para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, instituído em 2000 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Divulgação
Divulgação

A iniciativa faz parte dos projetos diferenciados realizados pelas duas clínicas oncológicas para alertar e sensibilizar a população sobre os cuidados preventivos da doença que é a segunda causa de morte em todo o mundo.


As consultas foram nas especialidades de ginecologia, mastologia, urologia, pneumologia e genética, todas agendadas nos primeiros dias de abril e realizadas na unidade São Francisco da Oncomed. Entre as atividades do dia, o oncologista Victor Marcondes ministrou a palestra “Prevenção ao câncer como estratégia para melhorar a saúde”, orientando sobre como a prevenção pode ser uma grande aliada para a melhora da saúde.


“Um de nossos objetivos é alertar para a importância de conjugar hábitos saudáveis às ações de rastreamento e diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Exames como mamografia, papanicolau e colonoscopia identificam tumores em estágios iniciais, quando tratamentos são menos invasivos e mais eficazes. E o nosso Dia C reforça a ideia de que a saúde é construída diariamente e que o enfrentamento à doença deve envolver toda a sociedade”, disse Victor Marcondes, que também é diretor de pesquisa do Instituto Oncomed, voltado à pesquisa científica, educação e formação acadêmica.


A palestra foi seguida da roda de conversa conduzida pelo cirurgião e mastologista Rodrigo Souto, também idealizador do evento.


“A nossa ideia foi alertar que existem dois tipos de prevenção. Uma delas é a primária, aquela em que o paciente evita ter câncer mantendo hábitos saudáveis como uma boa alimentação, fazendo exercícios diários, não fumando, evitando bebidas alcoólicas e controlando o peso, por exemplo. A segunda é manter os exames em dia, o que permite o diagnóstico precoce. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo conseguimos fazer o tratamento com mais chances de cura”, destaca o cirurgião e mastologista Rodrigo Souto, diretor da Pró-Onco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed.


Pacientes agradecem pelo atendimento

Divulgação
Divulgação

Moradora de Rio Bonito, Audarina Silva Mota foi uma das pessoas a se consultar gratuitamente no Dia C de Combate ao Câncer. “Foi a minha primeira vez nesta unidade, e o atendimento foi maravilhoso, me encheu de esperança. Fiz um exame na minha cidade que apresentou um câncer de mama. Então, procurei a Oncomed e já estou com todos os outros exames encaminhados", contou a idosa, que seguirá esperançosa no tratamento.


Passando por dificuldades financeiras, Elisabete Pinto de Oliveira aproveitou o Dia C para levar a filha de 21 anos a uma consulta com um pneumologista. “Ainda não temos o diagnóstico e não tinha como pagar consulta, que consegui agendar aqui na Oncomed, e fez o exame que precisava. Estou muito grata por essa ação”, agradeceu Elisabete, que agora aguarda os resultados para iniciar o tratamento da filha.


Já Lenilza de Araújo Trugilo, de 69 anos, participou do evento em busca de informações sobre a prevenção ao câncer. “A palestra foi muito importante para que tenhamos ainda mais esclarecimentos sobre o assunto, pois quanto antes vier o diagnóstico, as chances são maiores”, disse Lenilza, que é advogada.


O fundador da Oncomed, o oncologista Alexandre Coury falou da iniciativa que reuniu especialistas de diversas áreas: “Nossa intenção é contribuir com a sociedade não só com as consultas, mas difundindo informações e direcionando casos suspeitos para instituições especializadas. E o nosso Dia C de Combate ao Câncer vem como mais um reforço de que a prevenção é o método mais efetivo de controle da doença, e também de tornar acessível o atendimento, sobretudo, para pessoas sem condições de ter um plano de saúde”.


A doença em números no Brasil


Referência em oncologia no Grande Rio, a Oncomed e a Pró-Onco Mulher criaram o Dia C de Combate ao Câncer em 2021, aderindo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que tem como objetivo incentivar instituições de todo o mundo a se reunirem em campanhas de conscientização para pacientes e familiares voltadas à prevenção dos diversos tipos da doença.


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.


O tumor maligno mais comum no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Nos homens, o câncer predominante é o de próstata, com 72 mil novos casos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page