Dia da Bicicleta alertou para trânsito seguro e consciente

Quem foi passear no Campo de São Bento neste sábado (24/9) também pôde participar de uma série de atividades preparadas pela Prefeitura de Niterói em comemoração ao Dia da Bicicleta. Além dos estandes com orientações sobre trânsito seguro e dicas de respeito aos ciclistas, aconteceram rodas de conversas sobre o tema. Até as crianças participaram de atividades sobre o assunto com tapetes educativos. Neste domingo (25/9), as atividades incluíram um passeio ciclístico saindo da Concha Acústica, em São Domingos.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Os eventos estão marcando o Mês da Mobilidade em Niterói. A programação vai até o final de setembro com atividades em diversos bairros da cidade. Estão acontecendo ações de Educação para o Trânsito; Segurança Viária e Mobilidade Ativa, organizadas pela Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, com o objetivo de envolver a sociedade.


A ideia é chamar a atenção para o tema e fazer com que todos participem de ações de conscientização e educação associadas às políticas implementadas pelo poder público.


“O Dia da Bicicleta no Campo de São Bento marca o Mês da Mobilidade, que está cheio de ações pela segurança do trânsito e chama a atenção para o direito das pessoas se locomoverem de forma democrática e acessível. É um dia histórico para o Niterói de Bicicleta. Niterói é uma cidade que pedala e tem hoje uma das ciclovias mais movimentadas do Brasil e vamos fazer cada vez mais. Temos planejada uma malha de 120 quilômetros até 2024 e o aprofundamento das ações de educação e da cultura da bicicleta na cidade”, frisou o coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Felipe Simões.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

A programação desde o início do mês contou ainda com a instalação das Vagas Vivas, que são a ocupação do espaço de uma vaga de estacionamento para a realização de atividades culturais, no Centro, na Zona Sul e na Região Oceânica.


Também foram programadas visitas guiadas à sede da Ecoponte e ao Centro de Controle Operacional e Mobilidade da cidade. Além disso, serão realizadas intervenções artísticas nas faixas de pedestre, para a conscientização do seu uso pela população.


Confira abaixo as próximas atividades do Mês da Mobilidade:


Dia 26 de Setembro (Segunda-feira):

Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação e mini pista no CIEP Esther Botelho, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, às 14h.


Dia 27 de Setembro (Terça-feira):

Apresentação de Teatro – Apresentação com o grupo Teatralmente no Teatro Popular do Caminho Niemeyer, às 14h.


Dia 28 de Setembro (Quarta-feira):

Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação na Escola Passo a Passo na Rua Fagundes Varela, às 13h30.


Dia 29 de Setembro (Quinta-feira):

Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação na Escola Passo a Passo na Rua Fagundes Varela, às 13h30.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300x250px.gif
728x90px.gif