Dia da África: Lavrov destaca parceria russa com o continente
- Da Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Moscou celebrou o Dia da África com uma recepção oficial que contou com a presença do chanceler russo, Serguei Lavrov, e do embaixador de Camarões na Rússia, Mahamat Paba Salé. Os discursos dos diplomatas foram publicados no site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Durante sua fala, Lavrov ressaltou a relevância do continente africano para a política global e para os processos históricos em curso.
"Nosso país defende, de forma consistente, a ampliação das tradicionais relações amistosas com os parceiros africanos", afirmou o chanceler.
Ele também destacou o apoio russo ao fortalecimento da educação e ao desenvolvimento econômico dos países africanos.
"A Rússia segue como uma parceira confiável [da África], comprometida com o avanço da soberania africana", complementou.
O embaixador Paba Salé, por sua vez, enfatizou a importância especial das relações entre a Rússia e a África.
"A Rússia teve um papel fundamental nos processos de independência dos países africanos, apoiando as aspirações de progresso dos nossos povos", afirmou.
Segundo ele, universidades russas continuam formando profissionais altamente qualificados, cuja atuação é essencial para o desenvolvimento do continente. O crescimento das trocas comerciais com a Rússia também tem gerado impactos positivos nas economias locais.
O diplomata expressou confiança no fortalecimento contínuo da parceria e agradeceu ao governo russo pela atenção e apoio dedicados à África.
Em Havana, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, também homenageou o Dia da África. Em mensagem publicada nas redes sociais e citada pela parceira da TV BRICS, Prensa Latina, ele destacou a profunda influência histórica do continente africano na formação da identidade cubana.
"Celebramos o Dia da África, um continente onde viveram muitos de nossos antepassados. A contribuição deles para a construção de Cuba é inestimável", escreveu.
O chanceler cubano Bruno Rodríguez acrescentou que o povo cubano celebra com orgulho essa data simbólica.
Na véspera, o representante permanente da União Africana na China, Rahmat Allah Mohamed Osman, destacou a importância da data como símbolo de unidade, segundo informou a parceira da TV BRICS, CGTN. Ele ressaltou o papel estratégico da China no apoio ao continente africano, citando projetos como a ferrovia Tanzânia-Zâmbia. O diplomata também lembrou a cooperação entre a União Africana e o governo chinês no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
O Dia da África é celebrado anualmente em 25 de maio, em memória à criação da Organização da Unidade Africana (atual União Africana) em 1963. A data simboliza a união entre os países africanos e sua luta por independência, liberdade e justiça social.
Fonte: TV BRICS