top of page

Dia das Crianças traz alerta sobre saúde dos pequenos


O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira (12), é uma das datas lembradas nesta segunda semana de outubro. Além da efeméride religiosa, os próximos dias também trazem datas que ressaltam a importância dos cuidados com a saúde.


A padroeira do Brasil divide a data com o Dia das Crianças - o Brasil é o único país que celebra as crianças neste dia. Desde 1925, muitos países celebram em 1º de junho o Dia Internacional da Criança. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1959, o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, com a adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança.


Nas últimas semanas, o país tem se mobilizado em campanhas de vacinação infantil contra o vírus da poliomielite, doença que pode causar a paralisia nos membros inferiores. A paralisia infantil não tem casos registrados no Brasil desde 1989, mas, com a menor adesão à vacina, os riscos de reaparecimento têm aumentado.


Reportagem da Agência Brasil mostra que a vacinação de crianças tem a maior queda contínua nos últimos 30 anos. A campanha de vacinação contra a poliomielite não conseguiu atingir a meta de 95% do público-alvo, e foi prorrogada em vários estados. No Brasil, é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.


Cuidados com a saúde

Ainda sobre saúde, na terça-feira (11) é comemorado o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os riscos à saúde e estimular a adoção de hábitos saudáveis.


A obesidade é, além de um problema de saúde pública, uma das diversas faces da pobreza. Isso porque a doença está relacionada à falta de nutrientes, assim como a fome, junto ao excesso de gordura.


A segunda-feira (10) marca o Dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com a OMS, “a saúde mental é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de saúde, de enfermidades”.


Situações decorrentes do isolamento social e da pandemia de covid-19 contribuíram para o adoecimento de diversas pessoas. Entre as parcelas mais afetadas está a população feminina. Fatores como excesso de trabalho, jornada tripla e vulnerabilidade social foram algumas das causas que afetam a saúde mental de mulheres.


Fonte: Agência Brasil

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page