top of page

'Dia Delas' promove saúde e conscientização em Niterói

A Prefeitura de Niterói promoveu, neste sábado (21/10), mais uma edição do “Dia Delas” como parte da programação do Outubro Rosa. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade, voltada para o público feminino com idade entre 25 e 69 anos, aconteceu das 8h às 17h simultaneamente em policlínicas, unidades básicas de saúde (UBS) do município e unidades do Programa Médico de Família. O Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino realizou exames de mamografia e preventivo.

Foto: Pedro Conforte / Prefeitura de Niterói

No “Dia Delas” foram realizados procedimentos como coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias quando necessário. Além disso, houve atividade voltada para sífilis, como a realização de teste rápido e ação educativa.


A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, acompanhou a ação no hospital Gilson Cantarino e conversou com pacientes e funcionários sobre as medidas do município e a importância da prevenção ao câncer.


“O Dia Delas é mais uma oportunidade para as mulheres acessarem os serviços públicos de saúde e realizarem seus exames preventivos ao câncer. Niterói avançou no combate à doença ao lançar o Programa Niterói Mulher e ampliar os serviços. Hoje zeramos a fila da regulação para as cirurgias de câncer de mama e colo de útero. Não deixe de procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atendimento e acompanhamento médico”, explicou Anamaria Schneider.

Foto: Pedro Conforte / Prefeitura de Niterói

Programa Niterói Mulher


Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, uma parceria com a Fundação do Câncer, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias. O objetivo é diminuir os riscos de complicações e mortalidade.


O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia - que aconteceu no Dia da Mulher, em 8 de março - até setembro, foram realizados mais de 300 procedimentos cirúrgicos. A Secretaria Municipal de Saúde também encaminha pacientes para tratamento de radioterapia ou quimioterapia.


Mês de conscientização e combate à sífilis - Em outubro também acontece o Outubro Verde, mês de conscientização e combate à sífilis. O terceiro sábado do mês (21/10) foi a data escolhida para lembrar às pessoas da importância da prevenção.


Niterói oferece em todas as unidades da rede básica de saúde o diagnóstico e tratamento para a sífilis. É importante lembrar do uso do preservativo para prevenir a sífilis e fazer testagem regularmente nas unidades.


Nesta terça-feira (24/10), a Secretaria de Saúde vai realizar o 13º Encontro Municipal sobre Sífilis para os profissionais da rede de saúde com o tema: "Integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde: estratégia para eliminação da Sífilis Congênita".


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page