top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Dia do soldado é comemorado em Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou na manhã desta quinta-feira (22/8), no Forte Gragoatá, em São Domingos, das atividades em comemoração ao Dia do Soldado, no próximo dia 25. Ao lado do General de Brigada Emerson Alexandre Januário, comandante da D-1 (Artilharia Divisionária da Primeira Divisão de Exército) do Forte, militares e convidados, o chefe do Executivo municipal participou da solenidade de condecoração de soldados que receberam medalhas de pacificadores.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

O evento contou com a participação de convidados especiais: a guarda mirim de Niterói. O projeto socioeducativo é desenvolvido pela Guarda Municipal de Niterói, sob a liderança do subinspetor Marcelo Coelho Xavier, conhecido como Comandante Xavier. Cerca de 80 crianças participam da iniciativa.


Após o evento, que contou apresentações do hino do Exército e da Bandeira, os convidados assistiram ao desfile da tropa da unidade. O prefeito visitou uma exposição montada pelo Exército Brasileiro, com equipamentos utilizados pela corporação como rádios e roupas de mergulho, entre outros.


O Forte do Gragoatá está localizado no trajeto do Caminho Niemeyer e será incluído no roteiro histórico e cultural do município. Para isso, o município vai realizar obras de infraestrutura no local, incluindo acessibilidade, para possibilitar a sua abertura à visitação. A ideia é integrar o forte ao circuito que engloba o percurso do Caminho Niemeyer e sua conexão com o Museu de Arte Contemporânea (MAC), além dos outros fortes que já possuem visitas guiadas, como a Fortaleza Santa Cruz e o Forte do Pico.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

O local conta com estrutura para o seu funcionamento rotineiro, mas para abertura ao turismo necessita de adaptações, como instalação de guarda-corpo e corrimão na escadaria, banheiro, estacionamento, iluminação e condições de acessibilidade, além da ampliação de placas indicativas no roteiro de fortes e atracadouros também foram temas abordados.

História


O Forte de Gragoatá foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. Há controvérsia sobre a data de sua construção. O certo é que em 17 de novembro de 1698, uma Carta Régia mandava pagar as obras ali realizadas por Pedro Gomes de Barros, obras que teriam sido mal feitas, a ponto de, em 1701, o vice-rei ter mandado proceder contra os empreiteiros por “falsificação das obras que haviam feito”.


Em 1952, sendo governador do estado do Rio de Janeiro, Ernani do Amaral Peixoto o imóvel abrigou a seção fluminense da Colônia de Pintores do Brasil, por iniciativa do artista-plástico Levino Fânzeres (1884-1956), instituição por ele fundada para o ensino livre de pintura, numa experiência de curta duração.


Além do Forte do Gragoatá, a cidade conta ainda com sítios históricos, como a Fortaleza de Santa Cruz, o Forte do Pico, Forte São Luís e o Forte do Rio Branco.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page