top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Dia Internacional da Mulher tem programação especial

A Prefeitura de Niterói está promovendo uma programação especial em celebração ao Mês da Mulher. Durante todo o mês de março, diversas atividades estão sendo realizadas em homenagem à data. A Secretaria Municipal de Educação organizou uma série de eventos nas bibliotecas populares para debater a temática feminina.

Foto: Cheila Pacetti / Divulgação / Prefeitura de Niterói

O primeiro, que aconteceu nesta segunda-feira (6/3), foi a roda de conversa “Vamos conversar sobre as conquistas e desafios das mulheres?”, na Biblioteca Popular Municipal Lídice Fróes, em Jurujuba. A programação segue até o último dia de março (31/3). A entrada é gratuita e aberta ao público.


O debate abordou as conquistas já alcançadas em relação aos direitos das mulheres e os desafios que ainda existem e contou com a medicação da médica da Universidade Federal Fluminense (UFF) Drª Moema Guimarães Motta. Segundo ela, além de abordar os obstáculos diários que a mulher enfrenta na sociedade atual, o bate-papo também apontou uma perspectiva local.


“A ideia era falar um pouco sobre os direitos das mulheres: o que foi conquistado, o que foi perdido. Fizemos uma análise da trajetória feminina nos últimos tempos”, ressaltou a médica.


A Coordenadoria de Direitos das Mulheres, Codim, também esteve presente na roda de conversa, representada pela subsecretária Ana Lúcia Fernandes, que levou às participantes a atuação do órgão na garantia de direitos femininos e no combate à violência de gênero.


“Essas rodas de conversa servem como um espaço de conscientização para as mulheres, principalmente neste mês em que comemoramos nossas conquistas e nossos direitos. Foi excelente”, ressaltou.


Representantes da Biblioteca Popular Lídice Fróes, Rosângela Barros e Márcia Lima também reforçaram a importância dessas conversas.


“É fundamental aproveitarmos o conhecimento local para que as mulheres façam essa imersão e percebam que são capazes e se valorizem. A conversa foi muito rica”, comemorou Márcia.


O Mês da Mulher nas Bibliotecas Populares Municipais se estende ao longo de março com outras rodas de conversa com temas relevantes, oficinas, sarau e outras atividades.


Live


Amanhã, quarta-feira, dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Coordenação de Educação na Diferença, vinculada à Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET/SME), promoverá a live “Mulheres negras em foco: feminismo negro em diálogo com os currículos escolares”.


O objetivo é mobilizar sentidos para produção curricular e abordar o protagonismo de grandes intelectuais negras, como Beatriz Nascimento, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes e Azoilda Loretto da Trindade. A live será transmitida pelo Facebook da Educação Niterói, a partir das 18h.


O debate ao vivo terá a participação da coordenadora do coletivo, Beatriz Nascimento; da advogada Marianna Lopes; e das integrantes da Coordenação de Educação na Diferença, Profa. Drª. Lygia Fernandes e Profª. Drª. Renata Rodrigues; com a mediação da Profaª. Drª. Cristiane Gonçalves de Souza.


Para o subsecretário de Políticas Educacionais Transversais, Thiago Risso, “ao destacarmos a importância da luta das mulheres, reconhecemos que a escola é um dos espaços mais importantes na formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de compreender e transformar a sociedade. As políticas educacionais devem ser pensadas para promover a equidade de gênero. É preciso que a escola seja um espaço onde as meninas possam aprender sem medo de serem limitadas por sua identidade de gênero e possam se ver representadas em todos os aspectos do currículo para que, assim, se sintam encorajadas a desenvolver todo o seu potencial e conquistar seus sonhos sem barreiras ou preconceitos”.


A Diretora de Programas e Projetos, Rosane Feo, afirmou que a agenda da Educação para o mês da mulher convida toda a cidade de Niterói a refletir sobre as questões de gênero e sobre os caminhos que precisam ser trilhados na direção de uma sociedade mais justa.


“Também é um convite para assumir o compromisso com novas práticas que fortaleçam o combate à desigualdade entre os gêneros e que possibilitem a cada pessoa construir a história que desejar”, ressaltou Rosana.


Confira a programação completa das Bibliotecas Populares:


10/03


10h - Roda de Conversa: “Raça, gênero e classe: os desafios da mulher negra”.

Mediação: Roseli Rocha, com a participação do poeta Ana Cruz e da educadora Iza Lúcia.

Local: Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira (Icaraí)


11/03


10h- Sarau de Música e Poesia- Horto Canto do Poeta convida Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói

Local: Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato (Barreto)


21/03


10h- Oficina de confecção de bonecas- Serão confeccionadas Bonecas” Mulheres Brasileiras” com bordado em pano de prato utilizando a técnica Patch Apliquê.

Local: Biblioteca Popular Cora Coralina (Centro)


29/03


15h- Projeto Papo Delas- Acontecerá mensalmente. A atividade foi idealizada e será conduzida pelo “Coletivo Libélula”, formado por mulheres e que tem como objetivo valorizar e potencializar o feminino por meio da sororidade e dororidade, conceito que trata das dores que unem as mulheres negras para além do machismo. A cada encontro um tema diferente é abordado.


15h- Roda de Conversa “Ter Coragem x Ser Subjugada, e Autoamor”.


Mediadora: Poeta Vânia Moraes e presença de representantes da Associação de Moradores, do CRAS e do PMF da Vila Ipiranga.

Local: Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo (Vila Ipiranga)


31/03


10h- Cine Cora - Exibição do Filme “Damas do Samba”

Local: Biblioteca Popular Cora Coralina (Centro)


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page