top of page

Dia Mundial da Poesia: PAz lança livro no Solar

No Dia Mundial da Poesia, o autor Paulo Emílio Azevedo (PAz) lança o livro “10 poemas que não serão lidos em Harvard” no Solar do Jambeiro. Terça-feira, dia 21 de março, às 17h, o público ainda vai poder conferir uma performance sobre os poemas. Com um texto híbrido, “10 poemas que não serão lidos em Harvard” mistura o lado artístico e acadêmico de PAz. Os poemas da obra apresentam uma performatização da palavra como pano de fundo.

Divulgação / SMC / FAN

Paulo, também antropólogo e dramaturgo, que assina com o heterônimo "PAz" para o gênero poesia, adota uma práxis que une linguagens, sempre tratando o corpo e a palavra com o devido protagonismo.


"São gramáticas políticas de imensa potência. Precisam ser cada vez mais reconhecidas e estimuladas", diz ele.


Com o intuito, justamente, de dar vazão a esta bricolagem, a proposta do evento é inovadora e, durante o lançamento, Paulo recitará três poemas presentes na obra, tendo um deles a participação do intérprete Zulu Gregório que o performatizará no espaço do Solar


PAz é professor, pós Doutor em Políticas Sociais e Doutor em Ciências Sociais com especialização em Antropologia do Corpo e Cartografia da Palavra. Escritor, criador no campo das artes cênicas e consultor na área de Educação e Cultura, cuja pesquisa tem por objetivo refletir sobre outras formas de comunicação aos diversos protagonismos e redes de sociabilidade na sociedade contemporânea.


Além disso, o escritor recebeu diversos prêmios: entre eles “Rumos Educação, Cultura e Arte” (2008/10) através do Instituto Itaú Cultural e “Nada sobre nós sem nós” (2011-12) no âmbito da Escola Brasil/Ministério da Cultura para publicação do livro “Notas sobre outros corpos possíveis” (2014) – com o mesmo concorreu a final do Prêmio Rio Literário (2015) na categoria “Ensaio”.


Sendo um dos introdutores das práticas do poetry slam no Estado do Rio de Janeiro, vem desenvolvendo uma série de ações no campo da palavra falada e performance poética. No ano de 2016 foi um dos escritores convidados pela FLIP Paraty/RJ, em 2017 integrou o grupo de escritores na Printemps Littéraire Brésilien/Paris Sorbonne Université e em 2018 representou o país na Journée d’Etudes Cultures, arts et littératures périphériques dans les Amériques: une approche transnationale de la production, la circulation et la réception em Lyon (França).


Em sua principal pesquisa na Literatura está o reconhecimento do método Reestruturalismo.


Serviço


Lançamento do livro “10 poemas que não serão lidos em Harvard”

Data: Terça-feira, 21 de março de 2023

Horário: 19h

Evento gratuito

Capacidade: 40 pessoas

Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro

End.: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page