top of page

Dia Mundial das Zoonoses: Saúde de Niterói orienta sobre esporotricose

  • 6 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Nesta quinta-feira (6/7) é celebrado o Dia Mundial das Zoonoses, que nada mais são do que doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos. Algumas das mais comuns no Brasil são a raiva, a leptospirose, as leishmanioses, a toxoplasmose, a febre amarela, a dengue, a malária, a doença de chagas e a esporotricose, dentre muitas outras. Em Niterói, essa última é controlada por meio de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense.

Divulgação

De acordo com o chefe do CCZ, o veterinário Fábio Villas Boas, nesses dez anos de parceria já foram aproximadamente 1500 animais atendidos.


“É um trabalho de excelência, porque a esporotricose é uma zoonose emergente em que o número de ocorrências costuma ser grande não apenas em Niterói, mas também em todo o Brasil. Na prática o que a gente faz é impedir que esse grupo de doenças chegue na população humana e cause o agravo”, revela o veterinário.


Estudantes de veterinária da UFF também participam do projeto e fazem o atendimento com a supervisão do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura.


“Aqui a gente recebe os gatinhos que os tutores trazem e fazemos dois exames, tanto a citologia coletando com a lâmina quanto a cultura do fungo feito através do swab na ferida”, afirma Igor Rodrigues, um dos alunos.


“A gente também faz o registro dos animais com o tutor, perguntando todos os dados como o nome do gatinho, a idade, se ele é castrado, onde é a lesão e desde quando ela apareceu, além de endereço onde vive e se o animal costuma ficar na rua. Pois a esporotricose é muito comum em animais que não são castrados e que tem acesso a rua e locais em que se tem bastante vegetação, já que se pega também pela planta e pela terra”, explica a aluna Letícia Dias.


A esporotricose é uma doença infecciosa mais comum em gatos que estão com o fungo do gênero Sporothrix, causando nódulos nas mucosas (como picadas de inseto). Pode ser transmitida para os humanos e afetar pulmões e articulações. De acordo com os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, manter boa higienização do ambiente, castrar os animais e não os abandonar são algumas das precauções contra a doença.


O Instituto Biológico da UFF realiza desde 2013 um diagnóstico clínico e laboral gratuito para a esporotricose. Qualquer morador da cidade pode solicitar o agendamento pelo telefone (21) 2627-9102.


Dois terços das doenças reemergentes - aquelas que são conhecidas há algum tempo e que estavam sob controle, mas acabaram por retornar, causando uma grande preocupação - são zoonoses. Isso serve para mostrar a importância dos profissionais que trabalham no controle e na prevenção delas.


O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão de saúde pública vinculado ao Sistema Único de Saúde que tem como objetivo a prevenção, proteção e a promoção da saúde das pessoas através de ações, estratégias e políticas públicas voltadas para o monitoramento, vigilância e controle das zoonoses.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page