top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Dilma Rousseff é eleita nova chefe do Banco do Brics


(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A Assembleia de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) - conhecido como Banco do BRICS - elegeu, por unanimidade, nesta sexta-feira (24) a ex-presidente da República do Brasil como sua nova chefe.


O conselho de governadores é formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), mais os representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai). As autoridades se reuniram por videoconferência para votação.


Em um comunicado divulgado após a reunião, a instituição financeira confirmou a eleição de Dilma e apresentou em linhas gerais o que seu cargo compreende.


"O presidente do NDB é o chefe da equipe operacional do banco, conduzindo, sob a direção dos diretores, os negócios ordinários do NDB."


O banco também relembrou o cargo da presidência da República ocupado por Dilma, afirmando que a economista "promoveu internacionalmente o respeito à soberania de todas as nações e a defesa do multilateralismo, do desenvolvimento sustentável, dos direitos humanos e da paz".


O texto também acrescenta que "sob seu governo, o Brasil esteve presente em todos os fóruns internacionais de proteção do clima e do meio ambiente, culminando com participação decisiva na consecução do Acordo de Paris".


A articulação para que Dilma ocupasse o cargo começou no princípio de fevereiro, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, verbalizaram sua satisfação em ver a ex-presidente à frente do banco.


No último dia 10, o então presidente do NDB, Marcos Troyjo, anunciou sua saída da instituição para o dia 24, conforme noticiado.


De acordo com o UOL, Dilma tomará posse no dia 29, durante a viagem de Lula à China, e terá salário mensal médio de cerca de R$ 220 mil e seu mandato terá duração até julho de 2025.


Fonte: Agência Sputnik

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page