top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Dino manda PF investigar grupos nazistas no Brasil


(Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto)

O ministro da Justiça Flávio Dino anunciou na madrugada desta quinta-feira (6) que assinou uma medida para que a Polícia Federal instaure um inquérito a fim de apurar organismos nazistas e neonazistas no Brasil.


Após o crime que chocou o país ocorrido nesta quarta-feira (5) em Blumenau (SC), Dino disse que "o acervo de causas que leva à ampliação de tragédias está bem visível: proliferação de ódio na sociedade, inclusive por uma Internet desregulada e com empresas irresponsáveis; incentivos ao armamentismo e à ideologia da morte; agrupamentos nazistas e neonazistas".


O ministro também disse que há indícios de que haja uma atuação interestadual destes tipos de organizações, e que no âmbito das investigações, também serão apurados crimes como racismo e apologia ao nazismo..


"Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure Inquérito Policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89", publicou o ministro em uma rede social.


No domingo (2), o Fantástico revelou que a Polícia Civil de Santa Catarina descobriu a existência de uma filial de um grupo internacional de supremacia branca no Brasil.


De acordo com as investigações, o grupo tinha um plano para implantar no Brasil uma célula radical de supremacia branca. Dez homens foram presos, segundo o G1.


"De fato, encontramos um grupo de indivíduos adeptos e integrantes de uma organização skinhead neonazista transnacional. Localizamos toda a vestimenta utilizada por eles, toda a indumentária que identifica eles como um grupo neonazista", afirmou o delegado Arthur de Oliveira Lopes citado pela mídia.


A polícia informou que encontrou mensagens criminosas nos celulares de investigados, como "pretos têm que morrer todos os dias", e que os suspeitos eram responsáveis pelo recrutamento de jovens que participavam de outras células, por meio de convites e seleções feitos na Internet.


A célula internacional também está presente em Portugal, Alemanha e outros países, relata o portal. O grupo é um dos mais organizados e violentos dos Estados Unidos.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page