Diretores europeus se encantam com Niterói
- Mehane Albuquerque
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Antes mesmo da cerimônia de abertura do Festival de Cinema Europeu Imovision, que começou nesta quarta-feira (23/4) no Reserva Cultural, diretores internacionais convidados pelo prefeito Rodrigo Neves fizeram uma programação especial por Niterói e ficaram encantados com a experiência.

Eles visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e conferiram a exposição em homenagem ao ator Paulo Gustavo. Em seguida, participaram de um típico programa do Dia de São Jorge: uma visita ao Quilombo do Grotão, no Engenho do Mato, onde participaram da tradicional roda de samba , com feijoada e homenagens a São Jorge e Ogum.
“Niterói tem se consolidado como uma das principais referências culturais do Brasil. Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça essa vocação da nossa cidade, que une arte, arquitetura, turismo e inovação. É um orgulho ver Niterói no roteiro internacional do cinema e promover esse intercâmbio cultural com grandes produções europeias. Trazer os diretores para conhecer um pouco de nossa cidade também faz parte desse intercâmbio", destacou o prefeito.

O diretor alemão Tom Tykwer, conhecido mundialmente por “Corra, Lola, corra”, desembarcou em Niterói para apresentar seu novo filme, A luz, e aproveitou para mergulhar na cultura da cidade.
"Chegamos hoje e fomos lançados diretamente no coração cultural desta cidade tão linda. Essa experiência que acabamos de vivenciar é realmente bonita e, sabe, realmente toca o coração. Fiquei muito emocionado", contou.

A diretora, Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro do 78° Festival Internacional de Cinema de Veneza com o filme Happening, também disse ter ficado muito feliz com o convite.
"Eu não sabia que era um dia especial aqui no Brasil. Quando chegamos no Quilombo, de longe, ouvi a música e por um momento pensei que talvez fosse algo para turistas, mas vi que não era. Ver os mais velhos e os mais jovens cantando juntos, essa conexão entre gerações... Fiquei realmente comovida", afirmou.
Casa do cinema europeu
A partir de hoje, Niterói se transforma na casa do cinema europeu com a primeira edição do Festival Imovision, que vai até 30 de abril com exibições de 14 filmes inéditos e premiados de países como Alemanha, França, Itália, Noruega, Suíça, Ucrânia, Grécia e Islândia.
Além da exibição de filmes, o festival também impulsiona a cena cultural e turística da cidade. Segundo o presidente da Neltur, André Bento, o evento fortalece o turismo e a economia criativa local.
“Com mais de 50% do território em áreas verdes preservadas, Niterói é um polo de cultura, natureza e inovação. E em breve, teremos mais uma novidade: o primeiro museu do país dedicado à história do cinema brasileiro, ao lado do Reserva Cultural”, revelou.
Para Jean Thomas Bernardini, fundador da Imovision, o festival em Niterói é a realização de um sonho antigo.
“É a democratização do cinema de arte, levando o melhor da produção europeia para além dos grandes centros.”
Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Commentaires