Distância em filas de 1,5 m vira lei em Niterói
A Câmara de Vereadores aprovou, na noite desta quarta-feira (06/05) a Mensagem-executiva 19/2020, que prevê a distância mínima de 1,5 m (um metro e meio) em filas de espera em estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante a pandemia decorrente da Covid-19. Foi aprovada com dispensa de interstício com 13 votos e nenhum contrário.
Dia das Mães adiado
Outra Mensagem aprovada, a 18/2020, altera a data da celebração do Dia das Mães em Niterói, no ano de 2020, para o segundo domingo do mês de julho. Recebeu 12 votos sim e nenhum contrário, sendo aprovada com dispensa de interstício. Projetos de autoria dos vereadores também foram aprovados.
O presidente do SindLojas Niterói, Charbel Tauil, no entanto, demonstrou preocupação com a alteração da data ser feita de forma isolada na cidade de Niterói. Para ele, a medida, para ser implementada, teria que envolver uma articulação de nível nacional:
"O Sindilojas Niterói já vem participando de estudos com instituições de todo o país em apoio à proposta de o Dia das Mães ser excepcionalmente comemorado em julho, agora em 2020, em função da pandemia. Porém isto não é algo a ser resolvido por decreto de uma prefeitura: uma mudança dessas tem que ser feita em âmbito nacional, e com uma grande campanha publicitária, envolvendo administrações estaduais e municipais e órgãos públicos, além da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio, shopping centers e outras entidades".
Comments