Diwali: Índia celebra festival das luzes com cores e fogos
O Diwali, também conhecido como o Festival das Luzes, é uma das celebrações mais sagradas e grandiosas da Índia, simbolizando o triunfo da luz sobre as trevas. Celebrado há mais de mil anos, o festival representa a renovação e a união, atraindo atenção mundial para suas tradições vibrantes e a beleza das festividades. Este ano, o evento aconteceu nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Durante a celebração, as cidades indianas são iluminadas por uma explosão de luzes, de velas, lâmpadas e lanternas a vibrantes fogos de artifício.
As famílias decoram as casas com padrões coloridos da arte rangoli e usam lâmpadas especiais conhecidas como diyas, além de luzes decorativas. Em algumas regiões do país, o Diwali marca também o início do Ano Novo para comunidades comerciais, como no oeste da Índia, onde comerciantes fecham contas antigas, simbolizando a renovação e o momento de "deixar o passado para trás".
No estado de Tamil Nadu, no sudeste indiano, os dias 31 de outubro e 1º de novembro foram declarados feriados, segundo reporta a ANI, parceira da rede TV BRICS, replicando um comunicado oficial da região.
O primeiro-ministro da Índia Narendra Modi classificou o Diwali deste ano como "especial", sublinhando que ele será celebrado no complexo de templos em Ayodhya, uma cidade de grande relevância histórica e espiritual.
Durante o megafestival, é comum que as pessoas troquem saudações, presentes e votos de felicidade, além de distribuírem doces tradicionais entre familiares e amigos próximos, como parte do costume de compartilhar entusiasmo e prosperidade.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments