top of page

Donald Trump é condenado por abuso sexual e difamação

  • 9 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

(Reprodução)

Nesta terça-feira (9), o júri de nove membros do tribunal federal de Manhattan sentenciou que o ex-presidente, Donald Trump, abusou sexualmente da escritora Jean Carroll na década de 1990, e depois a difamou ao rotulá-la de mentirosa.


Com a sentença, Trump terá que pagar US$ 5 milhões (R$ 25 milhões) em danos compensatórios e punitivos. Para considerá-lo responsável, o júri de seis homens e três mulheres foi obrigado a chegar a um veredicto unânime, segundo o The Guardian.


Carroll, agora aos 79 anos, testemunhou durante o julgamento civil que Trump a estuprou no camarim da Bergdorf Goodman, uma loja de departamentos de luxo em Manhattan, em 1995 ou 1996, e depois prejudicou sua reputação ao escrever em um post de outubro de 2022 em sua plataforma Truth Social que as alegações eram "uma fraude completa", "uma farsa" e "uma mentira".


A equipe jurídica de Trump optou por não apresentar uma defesa, apostando que os jurados descobririam que Carroll falhou em apresentar um caso persuasivo, diz o jornal.


Carroll enfrentou perguntas da equipe jurídica de Trump atacando a plausibilidade de sua conta, incluindo por que ela nunca relatou o assunto à polícia ou gritou durante o suposto incidente, mas ela respondeu que, na época, temia que o então empresário usasse sua fama e riqueza para retaliar contra ela se ela se apresentasse.


A jornalista e escritora disse aos jurados que decidiu quebrar seu silêncio em 2017, depois que acusações de estupro contra o produtor de Hollywood, Harvey Weinstein, levaram dezenas de mulheres a apresentar relatos de violência sexual por homens poderosos.


Entretanto, a mídia destaca que, com o clima político polarizado dos Estados Unidos, parece improvável que o veredicto civil tenha impacto sobre os principais apoiadores de Trump, que veem seus problemas legais como parte de um esforço conjunto dos oponentes para miná-lo.


A acusação apresentada fez Trump ser a primeira pessoa que sentou na cadeira da presidência dos EUA a ser acusada criminalmente. O ex-presidente se declarou inocente e disse que as acusações têm motivação política.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page