top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

E-books gratuitos ajudam a falar de ciência com as crianças

As atividades de cultura e extensão universitária promovidas por instituições de ensino superior como a USP têm como objetivo aproximar a Universidade da sociedade, favorecendo a difusão do saber científico ao mesmo tempo em que produzem um novo conhecimento. Faz parte desse processo a produção de materiais educativos que auxiliam as crianças a entender o universo da ciência e mostram a importância de algumas ações para a saúde e para a preservação do meio ambiente.

Freepik

Alguns lançamentos recentes do Portal de Livros Abertos da USP estão disponíveis para download gratuito e podem ajudar pais e professores a despertar o gosto das crianças pelo saber.


Os e-books tratam de assuntos que vão desde a ciência presente no dia a dia, passando pelo complexo mundo bacteriano, posse responsável de animais de estimação, até a importância de pequenos seres vivos para a sustentabilidade do planeta.


Confira abaixo:


Totó em: uma família para chamar de sua

Foto: Divulgação/FMVZ

Conta a história de João e Ana que estão brincando num parque quando encontram um cachorrinho assustado. Ao chamarem os pais, descobrem que precisam se aproximar com calma e deixar que ele sinta o cheiro, para só depois fazerem carinho, sempre com movimentos suaves. Depois de tentarem encontrar o dono, em vão, levam o cachorro a um veterinário, com a intenção de adotá-lo. Com autoria de Evelise Oliveira Telles, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, foi produzido no âmbito do programa Aprender na Comunidade e Projeto Santuário (FMVZ) e tem caráter educativo.


A obra traz informações sobre animais de estimação, guarda responsável, bem-estar animal e o papel dos tutores. Além disso, busca conscientizar os leitores sobre as formas de prevenção de doenças, tratamento médico e atuação do médico veterinário do ponto de vista da medicina veterinária. Leia mais.


Clique aqui para baixar o e-book.


A Incrível Vida no Solo

Foto: Divulgação/Fealq

Minhocas, caracóis, formigas, larvas, moscas, cupins, aranhas, escorpiões e até capivaras ambientam o passeio de domingo de Magdalena, Sofi e Pedrinho pelo parque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, da USP em Piracicaba. No livro, o leitor acompanha os personagens e vai se familiarizando com a organização e o modo de vida de cada um desses pequenos animais, além de conhecer os perigos de picadas como as do escorpião e o risco da febre maculosa no contato com carrapatos.


O e-book, produzido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), tem autoria de María Magdalena Vázquez González, da Universidade de Quintana Roo, no México, e do professor da Esalq Gilberto José de Moraes. As ilustrações são de Patrícia Milano. “Esses pequenos animais, que na maioria das vezes nem conhecemos ou até aqueles que conhecemos e que nos parecem desagradáveis, são importantíssimos para nossa vida”, escrevem os autores na introdução da obra. Leia mais.


Clique aqui para baixar o livro.


As Árvores e seus Amigos

Foto: Divulgação/Fealq

Sequência do livro anterior, essa obra é dos mesmos autores – María Magdalena Vázquez González (Universidade de Quintana Roo, México) e Gilberto José de Moraes (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP) – e traz os mesmos personagens – Tia Magdalena e Pedrinho, que se reencontram depois de alguns anos e voltam a conversar sobre a natureza e a função de cada ser no contexto de um meio ambiente em pleno equilíbrio.


É uma obra para despertar a curiosidade das crianças em temas ligados à natureza, apresentando a rede de vida existente em torno de uma árvore, com a interação de microrganismos, plantas e animais. O livro destaca situações que as crianças podem observar no dia a dia em quintais, jardins e nas escolas. “[…] a obra quer despertar o respeito pela natureza e uma visão de proteção, possibilitando que todos desfrutem de maneira sadia e sustentável tudo o que ela nos oferece”, afirma o autor na página da Fealq, que edita o livro. Leia mais.


Clique aqui para baixar o livro.

.

Alforja Educativa: Saúde Escolar e Mundo Microbiano

Foto: Reprodução/IEA USP

A obra foi criada para que as crianças possam pesquisar, obter mais informações, agir, experimentar, descobrir, aprender e se conscientizar sobre diferentes tópicos relacionados à saúde. Reúne material pedagógico e ferramentas práticas de aprendizagem para promoção da saúde infantil nas escolas e comunidades. São atividades lúdicas, incluindo uma série de materiais de apoio, como vídeos, canções e histórias, em que é apresentado o tema da natureza e da resistência bacteriana aos antibióticos.


O projeto, intitulado Saúde Escolar e Mundo Microbiano, foi desenvolvido de 2012 a 2105 pelo Centro de Capacitación, Estudio y Difusión Niño a Niño e pela ReAct América Latina, e ganhou versão em português elaborada por pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Saúde Planetária da USP. Como está na introdução, é preciso “ver-nos como parte da Terra para continuar a construir coletivamente caminhos saudáveis baseados na solidariedade e na liberdade, visualizando e promovendo uma educação comprometida com a vida”. Leia mais.


Clique aqui para baixar o e-book.


Fonte: Jornal da USP


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page