Ecofeminismo e justiça ambiental inspiram livro
- Mehane Albuquerque
- 22 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Nesta quarta-feira (24/5), às 18h, acontece o lançamento do livro “Ecofeminismo e Justiça Ambiental”, no Solar do Jambeiro, em Niterói. A publicação é uma homenagem à Selene Herculano, professora aposentada da UFF, que mora na cidade e formou gerações de pesquisadores. A obra é organizada por Roberta Lima, Pedro Avzaradel e Rogério Rocco.

Com 380 páginas, “Ecofeminismo e Justiça Ambiental: Estudos em Homenagem à Selene Herculano” é editado pela Lumen Juris. O livro tem textos de 24 especialistas, sendo 15 mulheres, incluindo Samyra Crespo, a atual presidente do Jardim Botânico, e a própria Selene.
“Nós reunimos pesquisadoras e pesquisadores do ecofeminismo e da justiça ambiental para uma homenagem à professora, que dedicou sua vida para a construção teórica em torno dessa temática”, enfatiza Rogério Rocco.
O prefácio é assinado pelo professor de Direito da UFF Wilson Madeira Filho, que conheceu Selene, em 1998, na universidade:
“Realizamos as primeiras reuniões conjuntas entre pesquisadores da área do Direito e da área da Sociologia para debater a proposta de criação de um mestrado interdisciplinar que veio a ser aprovado no final de 1999 e iniciado em 2000, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito.”
O lançamento do livro terá apresentação do Quebramus Trio, com Celso Ramos (sopros), Pedro Odenyr (teclados) e Hilton Lemos (percussão). O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano 195, no Ingá.
Comments