Edital selecionará músicos para a Orquestra Jovem de Niterói

Acaba de ser lançando o edital para formação da Orquestra Jovem de Niterói 2022, uma realização do Instituto Memória Musical Brasileira e fruto do Aprendiz Musical, um projeto cultural da Prefeitura Municipal de Niterói, realizado por meio da Fundação de Artes de Niterói (FAN) e da Secretaria Municipal de Educação. Os interessados podem se inscrever até as 18h, de 14 de março de 2022. O resultado será divulgado no dia 28 de março, pelas redes sociais do Aprendiz Musical. Esta seleção é para participação na Orquestra no ano de 2022 e compreende o período de 1º de abril a 31 de dezembro de 2022.

Foto: Luiz Ferreira / SMC-FAN

"Niterói é um município referência em Cultura e o Aprendiz Musical, considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, é realizado na cidade de Niterói desde 2001. O lançamento deste edital será mais uma oportunidade para os jovens e adolescentes que buscam seguir o caminho da música na cidade", destaca o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marcos Sabino.


Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas para instrumentistas, sendo 35 (trinta e cinco) vagas com direito à bolsa-auxílio no valor de R$700,00 (setecentos reais) mensais. As vagas por instrumentos são para (violino I e II), viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tromobone baixo e tuba.


Para participar da OJN, os interessados devem ter entre 15 e 24 anos, possuir instrumento musical, dominar a técnica do instrumento e a execução musical e ser aprovado na prova de admissão.


As inscrições devem ser realizadas em duas etapas. A primeira será por meio de formulário eletrônico (clique aqui).


Cada candidato deverá preencher um formulário com seus dados. Caso seja menor de idade, deverá também completar com os dados de seu responsável legal. Após a realização da primeira etapa, deverá enviar dois vídeospara a Prova de Admissão para o e-mail: aprendizmusica.secretaria@gmail.com, como o seguinte assunto: “Nome completo do candidato - instrumento - vídeos da prova de admissão 2021”.


- Vídeo 1: Peça de Confronto


Conforme o instrumento do (a) candidato (a), apresentar o respectivo trecho da Abertura da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes.


- Vídeo 2: Peça de livre escolha


Peça do repertório do instrumento (composta especificamente para o instrumento ou tradicionalmente executada pelo mesmo. Não deve ser um arranjo). Entre 2 e 4 minutos.


Sobre a Orquestra Jovem de Niterói


A Orquestra Jovem de Niterói – uma realização do Instituto Memória Musical Brasileira – é fruto do Aprendiz Musical, um projeto cultural da Prefeitura Municipal de Niterói, realizado por meio da Fundação de Artes de Niterói (FAN), que, desde 2001, promove a educação musical nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade e busca estimular o aprimoramento das habilidades técnicas e artísticas de seus integrantes. A participação no conjunto visa, ainda, fomentar a leitura e a compreensão das formas e estruturas musicais (solfejo, leitura rítmica e análise harmônica), que podem contar com suporte em aulas de teoria e percepção musical, bem como a performance, incluindo aspectos relacionados à estética, a estilos e à história da música.


A prática de repertório do conjunto orquestral será sob a condução de profissionais especializados e prevê a participação de alunos e conjuntos em eventos como festivais, encontros, recitais e concertos. Além de fazer música, o objetivo principal da Orquestra é capacitar os jovens para o ingresso e a formação em cursos de música, em outras orquestras e instituições de ensino superior, incentivando a inserção no mercado de trabalho.


Os ensaios vão acontecer, de forma presencial, no Centro de Niterói, duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras.


O edital e outras informações podem ser encontrados no site: www.aprendizmusica.com.br.


O Aprendiz Musical


Considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, o Aprendiz Musical é realizado na cidade de Niterói desde 2001 e leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Desde 2011, sua gestão é feita pelo IMMuB.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300x250px.gif
728x90px.gif