top of page

Editores da TV BRICS russa recebem integrantes da turnê de mídia

Na sexta-feira, 7 de julho, os participantes do BRICS Global Media Tour. Russian Edition visitaram a equipe editorial russa da TV BRICS, onde lhes foi apresentado um projeto de rede de mídia. Na sede da redação conjunta da TV BRICS, foi realizada uma sessão final sobre "Cooperação de mídia com o BRICS e a mídia africana como um motor para o desenvolvimento e a promoção da imagem positiva dos países no espaço de informação global".

TV BRICS

Durante a sessão, Ksenia Komissarova, editora-chefe da TV BRICS, mencionou que o principal objetivo da TV BRICS é estabelecer fortes laços de trabalho e amizade entre as esferas de mídia dos cinco países.


"Devo dizer que tivemos sucesso. Em poucos anos, construímos uma verdadeira rede de parceria conjunta. Hoje, a TV BRICS coopera com sucesso com várias mídias da África, da América Latina e do continente eurasiano. Chamamos a atenção para temas mais importantes sobre economia, negócios, cultura, turismo, patrimônio, saúde, educação - tudo o que nos ajuda a nos conhecer e entender melhor e a construir a cooperação mais produtiva e mutuamente benéfica para um futuro melhor", enfatizou ela.


Por sua vez, Anna Lisina, editora-chefe do site TV BRICS, falou sobre o processo de monitoramento de fontes de parceiros e a política editorial do tvbrics.com.


"Assim como nossa rede de parceiros, que já inclui mais de 50 mídias nacionais dos países BRICS e BRICS+, está em constante evolução, nossa política editorial também está mudando e se expandindo. Assim, nossa missão é focar na disseminação de uma agenda construtiva e positiva relacionada à cooperação existente e potencial entre os países. Ajudamos a fortalecer os laços culturais entre as pessoas e a unir todos os povos dos países do BRICS", explicou.


O processo de seleção de notícias se baseia em determinados critérios, incluindo a relevância das notícias, a credibilidade e o interesse do público. A verificação das informações é um aspecto importante.


"Verificamos os fatos comparando as informações com outras fontes confiáveis e consultando especialistas. Criamos uma base de dados especial de especialistas com mais de 100 perfis. Esses especialistas dão regularmente seus comentários profissionais sobre várias questões da agenda" acrescentou Anna Lisina


Svetlana Kukava, editora-chefe da TV BRICS, falou em detalhes sobre o processo de produção de histórias em vídeo e programas exclusivos da redação russa.


"Nossa equipe editorial é uma espécie de centro internacional para a troca de informações. Os produtores encontram histórias importantes e interessantes e seus participantes, selecionam locais para filmagem e coordenam o trabalho da equipe de filmagem. Os correspondentes recebem uma atribuição editorial para filmar uma reportagem sobre um tópico predeterminado. Em seguida, uma equipe de filmagem viaja para o local. A reportagem finalizada, que é aprovada pelo editor, é enviada para edição. Nossas reportagens no ar são então traduzidas para o chinês, o português e o inglês. A etapa final do nosso trabalho é enviar as matérias finalizadas aos nossos parceiros internacionais de mídia".


Os delegados da turnê de mídia compartilharam suas impressões sobre a sessão com os editores da rede internacional.


“A TV BRICS continua a fortalecer a integração entre as empresas de mídia que compõem a rede internacional. Isso é muito importante, o que a gente viu hoje aqui é o fortalecimento dessa integração não só das emissoras, das companhias, das empresas que já existem nos países do BRICS, mas também em outros países que estão chegando agora com outras empresas. São empresas responsáveis que se uniram para divulgar o melhor que cada país tem a oferecer. Quem tem a ganhar com isso? Todos nós, cidadãos do mundo que recebemos essas informações com qualidade,” disse Marcio Campos Dias, editor-chefe do canal de TV brasileiro Terra Viva


Durgesh Singh Bhadauria, produtor sênior da Asian News International (ANI), um dos maiores veículos de notícias da Índia e do sul da Ásia, disse que a TV BRICS se concentra em histórias positivas em sua agenda de notícias.


"Tive uma ótima experiência e, conversando com o Diretor Geral da TV BRICS, tive uma visão do funcionamento da organização. A TV BRICS tem processos perfeitamente organizados na redação do site e na redação do canal", afirmou Bhadauria.


A turnê de mídia é organizada pela BRICS-Media Association em cooperação com a TV BRICS com uma bolsa fornecida pela Fundação de Diplomacia Pública Gorchakov.


Entre os participantes do BRICS Global Media Tour. Russian Edition estão os principais gerentes de empresas de mídia, parceiros da rede TV BRICS do Brasil, Índia, China, África do Sul, Zimbábue e Moçambique, representando diferentes tipos de mídia: estações de TV públicas e privadas, rádio, agências de notícias de níveis nacional e regional.


Fonte: TV BRICS



Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page