top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Educação pública de Niterói recebe prêmio por Pedagogia Hospitalar

A Educação de Niterói ganhou o Prêmio Territórios, que busca reconhecer iniciativas de grande importância dentro das redes públicas de educação. A cidade conquistou o Prêmio Territórios Tomie Ohtake por sua experiência em Pedagogia Hospitalar, trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

ree
Divulgação / Prefeitura de Niterói

O programa de Pedagogia Hospitalar teve início em 1996, englobando duas instituições hospitalares: o Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) e o Hospital Universitário Antônio Pedro, vinculado à Universidade Federal Fluminense. O objetivo do projeto é dar continuidade ao desenvolvimento educacional da criança que está passando por uma internação ou tratamento de saúde que a impeça de frequentar sua unidade escolar. O programa também possui um atendimento pedagógico domiciliar, contemplando as duas possibilidades de acompanhamento pedagógico.


Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques, essa premiação reconhece o excelente trabalho que está sendo desenvolvido em Niterói.


“É uma felicidade enorme saber dessa conquista. O nosso foco é nas crianças, em oferecer um ensino de qualidade para elas. Dar esse suporte, em um momento tão delicado, é fundamental para garantir o processo de ensino e aprendizagem, e principalmente para a formação escolar. Estudar é um direito, e ele deve ser garantido em qualquer circunstância. Continuaremos investindo neste propósito”, destacou.


A Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Lúcia Schilke, deu início ao movimento da pedagogia hospitalar em Niterói no ano de 1996 e comemora: “É uma honra ter sido a primeira professora desse programa e, hoje, poder continuar contribuindo para o seu crescimento. No mês de setembro, realizamos o I Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar, para dialogarmos e pensarmos em propostas para expandir o projeto. Estamos caminhando para colocar Niterói como referência em pedagogia hospitalar no cenário nacional”, ressaltou.


A premiação é marcada por seu caráter formativo, oferecendo vivências sensibilizadoras e interdisciplinares no campo da arte e da cultura, envolvendo os professores, os demais segmentos da escola e representantes da comunidade. O prêmio oferece a dez estratégias pedagógicas previamente selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes são beneficiados direta ou indiretamente.


Entre os prêmios que a Pedagogia Hospitalar da Secretaria e Fundação Municipal de Educação irá receber, está a doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras para compor o acervo escolar, uma bolsa de estudos para um curso de graduação que poderá ser utilizada por um aluno ou professor e apoio financeiro de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.


A professora Vivian Padial, que também é coordenadora do Programa Pedagogia Hospitalar da Rede Municipal de Educação, foi a grande responsável pela instalação deste programa na unidade escolar. Ela declarou os planos para a destinação do prêmio: “Além de investir na horta da Pedagogia Hospitalar no Hospital Getulinho, também serão adquiridos brinquedos que denotam a importância da educação na diferença, como bonecos e bonecas negras”, pontuou.


Além disso, haverá a realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa.


Fonte: Coodenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page