top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Educadores apoiam banir celulares das salas de aula

A ideia do Ministério da Educação de banir o uso de telefone celular nas escolas públicas e privadas do país é apoiada por professores e orientadores educacionais. A previsão é que a proposta seja apresentada no próximo mês com a finalidade de frear os efeitos prejudiciais do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes.

Reprodução

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a proposta se baseia em pesquisas que mostram que o aprendizado e o desempenho dos alunos são comprometidos pelos celulares e outros tipos de equipamentos tecnológicos. O uso teria impactos, ainda, na saúde mental dos professores.


“A pandemia deu um poder a mais para a tela. O problema já existia, mas havia um controle maior sobre tempo, espaço e conteúdo. Na medida em que entramos em uma pandemia e todos ficaram trancados dentro de casa, famílias se viram sem outras ferramentas para os jovens”, disse Marina Rampazzo, orientadora educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Reprodução

Para a professora Lívia Miranda, doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), é preciso uma reflexão maior sobre o tema. Para ela, banir apenas não basta, pois é necessário investir na formação dos profissionais da Educação para o uso da tecnologia nas escolas de forma pedagógica e de pesquisas.


“O importante é dar condições aos professores e educadores para que o trabalho seja realizado com êxito. Acho que desta forma, os estudantes terão acesso à tecnologia de maneira adequada e consciente para que elas saibam que o uso excessivo será prejudicial. Mas não podemos negar que os recursos tecnológicos auxiliam as crianças com deficiência, como por exemplo, o uso moderado dos jogos pedagógicos. Isso sem falar das pesquisas, que auxiliam o aluno a buscar informação que não está expressa nos livros. Antes de banir o uso do celular da sala de aula, é necessário segmentar por faixa etária o uso dele para que a gente possa entender o que é mais interessante para cada tipo de aluno”, finalizou Lívia.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page