top of page
banner natal 450 anos niteroi 728x90 TODAPALAVRA.jpg

Embaixada dos EUA recebe pedido para suspender visto de Bolsonaro


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após a operação da Polícia Federal realizada nessa quarta-feira (3) no âmbito da investigação sobre falsificação de certificados de vacinação contra a covid-19, um ofício foi enviado à embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, pedindo que a diplomacia norte-americana abra uma investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, sua esposa, Michelle Bolsonaro, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente preso na quarta-feira (3).


O ofício, encaminhado por meio da Câmara dos Deputados pela parlamentar Erika Hilton (PSOL), também pede à embaixadora que avalie suspender vistos que permitam a entrada do trio no país, relata o Globo.


Segundo a Polícia Federal, o ex-presidente e a filha de 12 anos tiveram os comprovantes de imunização fraudados para fingir que foram vacinados contra a covid. Dados falsos teriam sido inseridos também nos cartões de ex-assessores para viajarem aos Estados Unidos com o ex-mandatário, que nega que tenha fraudado qualquer dado. Bolsonaro foi o maior crítico da vacinação contra a covid-19.


No documento, Hilton afirma que é preocupante "a possibilidade das possíveis irregularidades cometidas por Bolsonaro configurarem ilícito também nos Estados Unidos", uma vez que, segundo a deputada, quem ingressa no país se submete ao risco de ser punido caso cometa fraude nos documentos apresentados para a entrada.


A solicitação da deputada a Elizabeth Bagley também se estende ao deputado Gutemberg Reis, do MDB no Rio; aos auxiliares bolsonaristas Max Guilherme de Moura e Sérgio Cordeiro, entre outros alvos da operação policial.


Apesar de não estar mais ocupando a chefia do Palácio do Planalto, tanto Bolsonaro quanto Michelle possuem passaportes diplomáticos concedidos a ex-presidentes e dependentes diretos.


Pendrive

No âmbito da ação, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, e outros seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Um dos mandados de busca e apreensão aconteceu na residência do ex-presidente.


Além de apreensão do celular de Bolsonaro, foi apreendido pela PF também um pendrive na casa do ex-mandatário, que está sendo analisado pelos investigadores. Foram encontrados ainda diversos outros pendrives nas buscas feitas nos 16 endereços.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner natal 450 anos niteroi 300x250 - TODAPALAVRA.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page