eMuseu do Esporte representa o Brasil em evento na Colômbia
A especialista em tecnologia social para a promoção do esporte, cultura e inovação Bianca Gama Pena é a única palestrante brasileira no fórum internacional que o Comitê Olímpico Colombiano promove em Bogotá nesta sexta-feira, 8 de março, e que marcará o Dia Internacional da Mulher.
Criadora e gestora do projeto eMuseu do Esporte, Bianca falará no V Foro Internacional de Equidad de Género y Diversidad em el Deporte 2024 sobre o tema “eMuseu do Esporte como Case de Equidade e Diversidade em um Novo Contexto Cultural”.
Ela mostrará como transforma o eMuseu em um projeto social que visa a acessibilidade, a diversidade e a equidade em busca de um futuro melhor, mais saudável e engajado.
Também profissional de educação física, Bianca Gama iniciou o eMuseu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, para se tornar um hub virtual e engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais em um formato inédito e colaborativo para manter o esporte brasileiro e seu legado.
Por seu empreendedorismo, no último dia 29 Bianca teve mais uma grande conquista: foi incluída no hall da "Galeria de Agentes de Mudança do Dia Mundial da Propriedade Intelectual" da World Intellectual Property Organization (WIPO), homenagem feita às mentes inovadoras, criativas e empreendedoras que impulsionam mudanças positivas em todo o mundo.
"Esse é mais um reconhecimento do impacto do projeto que já contempla 12 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a construção de um mundo mais sustentável e igualitário. Acessibilidade, equidade e diversidade são algumas das premissas do eMuseu do Esporte em suas ações para garantir que todos tenham as mesmas condições de acesso aos acervos e sejam inspirados por eles", explica Bianca Gama.
O Fórum
Sob a coordenação do presidente do Comitê Olímpico Colombiano, Ciro Solano Hurtado, e da secretária geral da entidade, Ana Edurne Camacho Corredor, o Fórum Sobre Equidade de Gênero e Diversidade do Comitê Olímpico Colombiano reunirá em Bogotá representantes de diversos países, mas apenas cinco participando com palestrantes: Colômbia e Brasil, e ainda Panamá, México e Portugal.
O evento poderá ser acompanhado pelo site do Comitê, pelas redes sociais na página @olimpicocol ou pelas redes de @biancagamapena.
Carreta itinerante e versão virtual em diversos idiomas fazem parte do acervo de 50 ambientes do eMuseu do Esporte
Divulgação
Com a versão virtual em diversos idiomas e a carreta itinerante com rampas de acesso, simuladores, visitas guiadas e cartilhas com a linguagem adequada a públicos diversos, o eMuseu reúne um acervo de mais de 50 ambientes diferentes e inicia parcerias internacionais com algumas entidades esportivas.
Parte do acervo é levada a várias cidades brasileiras pela carreta que já rodou três estados do Brasil, beneficiando mais de quatro mil pessoas. Niterói foi a primeira cidade contemplada pelo projeto. Em dezembro de 2021, a carreta do eMuseu estacionou na Concha Acústica, no Centro da Cidade, onde recebeu a visita de estudantes, moradores e amantes do esporte.
Veja o vídeo da simulação de snowboard, um dos esportes experimentados virtualmente pelos visitantes da carreta do eMuseu do Esporte:
Referência em Propriedade Intelectual reconhecido pelo INPI como um case de aplicabilidade da PI no esporte, o projeto foi destacado como modelo de sua aplicação no âmbito esportivo virtual e físico e de exemplo para outras áreas.
Assim, Bianca Gama passou a ser reconhecida como especialista em Propriedade Intelectual na área esportiva, razão pela qual foi nomeada para o hall da "Galeria de Agentes de Mudança do Dia Mundial da Propriedade Intelectual" da World Intellectual Property Organization (WIPO).
O eMuseu do Esporte é um projeto totalmente acessível às pessoas com deficiência pela áudio-descrição do acervo disponibilizado também em Braile e Libras. Todo o conteúdo pode ser acessado no site já registrando o alcance de cerca de 200 mil pessoas na rede mundial de internet.
O projeto encontrou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) um apoio fundamental para sua realização: foi abrigado em 2020 pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais.
Os objetivos da ONU contemplados pelo projeto
Os ODS definidos pela ONU foram atingidos em menos de quatro anos de existência do eMuseu. São eles: erradicação da pobreza (formação e geração de empregos nas cidades visitadas); saúde e bem-estar (fomento do estilo de vida fisicamente mais ativo e saudável); educação de qualidade (treinamento de professores das redes públicas municipais e de monitores); igualdade de gênero (igualdade na contratação de monitores e na apresentação dos atletas homenageados pelo projeto); energia acessível e limpa (simuladores que geram energia para o consumo sustentável); indústria, inovação e infra estruturas (carreta online acessível na palma da mão); cidades e comunidades sustentáveis/produção e consumo sustentáveis (criação e distribuição de cartilha sobre consumo sustentável e mudanças climáticas); ação contra a mudança global do clima (ações de sustentabilidade, fornecimento a escolas de material esportivo confeccionados a partir de recicláveis e eliminação de resíduos plásticos); parcerias e meios de implementação (mais de cem parceiros em torno do projeto); e trabalho decente e crescimento econômico/reduzir as desigualdades (contratação de monitores locais, fomentando a empregabilidade, com treinamento e ajuda de custo).
Sobre Bianca Gama Pena
Professora do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Uerj, ela também é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Uerj; Coordenadora do Latesi (Laboratório de Avaliação, Tecnologia Social e Inovação) da Uerj; Gestora do eMuseu do Esporte; Pós-doutora em Propriedade Intelectual e Inovação na Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI; Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin; e Membro do Grupo de Estudos Olímpicos, Museologia e Propriedade Intelectual da Uerj.
Comments